Brasil (PT-BR)
  • Certificação

ISO 45001 | Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho

There is no translation available.

A norma ISO 45001 - Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use, pretende ser uma ferramenta para ajudar a estabelecer e melhorar o ambiente de trabalho em matéria de saúde...

Climate Change, nova área especializada da APCER

There is no translation available.

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

Marcado sob
21 Ago 2019

Revisão da estrutura de alto nível e texto comum das normas ISO de sistemas de gestão

There is no translation available.

O Anexo L das Diretivas da ISO/IEC Parte 1, anterior Anexo SL das Diretivas da ISO, está sendo alvo de revisão limitada pela Taskforce 14 do Joint Technical Coordination Group (‘JTCG’) da ISO.

Este anexo define a terminologia, a estrutura de alto nível (high level structure - HLS) e o texto comum para melhorar a consistência do portfólio de normas de sistema de gestão da ISO (International Organization for Standardization) e da IEC (International Electrotechnical Commission), sendo atualmente aplicado em normas como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras.

A revisão do Anexo L iniciou-se em 2018 e tem como objetivo introduzir pequenas alterações no "texto comum HLS" (Apêndice 2), e fornecer orientações mais claras para o desenvolvimento de normas de sistemas de gestão (Apêndice 3), incorporando a aprendizagem obtida ao longo destes primeiros anos da sua utilização.

O Presidente deste grupo de trabalho, que reúne peritos de todos os comitês técnicos da ISO que escrevem normas de sistemas de gestão, é o Dr. Nigel Croft, anterior Presidente da SC 2 da ISO/TC 176, o Comitê Responsável pela ISO 9001 com quem a APCER mantém uma estreita colaboração.

Destaca-se a dificuldade de obter um consenso na definição de risco, que satisfaça as necessidades de todas as normas de sistemas de gestão. A definição de risco ainda está longe de ser dada como concluída, considerando-se a hipótese de a mesma ser específica a cada disciplina de sistema de gestão.

Outras alterações incluem a decisão de incorporar uma seção relativa à gestão da mudança, e a possibilidade de serem considerados opcionais, na estrutura de alto nível, o conhecimento organizacional e a preparação para emergências.

Com base no resultado da reunião de Viena, foram preparados os drafts da revisão dos Apêndices 2 e 3 do Anexo L, que estão circulando para comentários, por um período de 3 meses, por todas as comissões e organismos nacionais de normalização registrados nas atividades da TF 14.

Todas as alterações propostas e desenvolvimentos ocorridos têm sido comunicadas pela TF14 nas notícias da ISO. A TF 14 vai reunir na semana de 13 a 17 janeiro de 2020, em Sidney, para dar continuidade a este tema.

Para mais informações, consulte o comunicado do ISO/TMBG/JTCG/TF 14 aqui.