Brasil (PT-BR)
  • Certificação

ISO 45001 | Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho

There is no translation available.

A norma ISO 45001 - Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use, pretende ser uma ferramenta para ajudar a estabelecer e melhorar o ambiente de trabalho em matéria de saúde...

Climate Change, nova área especializada da APCER

There is no translation available.

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

Marcado sob
20 Nov 2019

A certificação FSC® no Brasil

There is no translation available.

Hoje em dia a certificação florestal tem um papel relevante para o futuro da economia mundial e é uma garantia de origem, que serve para orientar o comprador a escolher um produto diferenciado e com valor agregado, capaz de dominar um público mais exigente e, consequentemente, abrir novos mercados. Ao mesmo tempo, permite ao consumidor consciente a opção por um produto amigo do ambiente e que contribui para o desenvolvimento social e econômico de toda a comunidade. Neste sentido, o processo de certificação deve garantir a gestão da floresta que salvaguarda os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

A floresta é de fato uma fonte de vários produtos para diversos setores e indústrias. A indústria de celulose e de madeira serrada, compensados e produtos de maior valor agregado, absorvem grande parte da madeira produzida, mas outros produtos e setores estão se tornando cada vez mais importantes no mercado, tais como a indústria gráfica, embalagem e mobiliário.

Tendo sido desenvolvida como uma ferramenta de mercado para a promoção de produtos do bom manejo florestal, em alguns países a certificação tem sido usada como um meio de implementar as políticas governamentais de manejo florestal sustentável (HIGMAN et al., 2005).

Como resultado da crescente preocupação com o desmatamento, a degradação do meio ambiente e a exclusão social; foi desenvolvido há 25 anos um esquema de certificação que hoje em dia tem um reconhecimento internacional: FSC® - Forest Stewardship Council.

A certificação de acordo com o FSC® pode ser atribuída à entidade gestora da área florestal, Certificação da Gestão Florestal Sustentável, ou à indústria transformadora da matéria-prima proveniente da mesma, Certificação da Cadeia de Custódia, permitindo assegurar que os produtos vendidos com marca PEFC provem de florestas certificadas ou geridas de forma reponsável.

De acordo com as informações disponibilizadas, existem no Brasil 7.110.486 de hectares certificados de floresta FSC® (dados de outubro de 2019), estes valores são por si só, a garantia de que toda esta superfície florestal está sendo gerida de uma forma sustentável, numa ótica ambiental, social e econômica.

Em relação às indústrias transformadoras no Brasil, são 1.052 as organizações certificadas de acordo com o esquema FSC® (dados outubro de 2019). Estas organizações são indústrias de primeira e segunda transformação: gráficas, armazenistas, comerciantes, entre outras, que asseguram, através deste reconhecimento, a sustentabilidade das matérias-primas florestais utilizadas nos seus processos produtivos.

Num mercado competitivo, exigente e global, a APCER assume um papel vital para o funcionamento e êxito das organizações. Pelo rigor, pela diversidade da oferta, pelo investimento em inovação e desenvolvimento de novos produtos, a APCER agrega valor e contribui para a melhoria de desempenho dos seus principais parceiros: os seus clientes. A APCER posiciona-se como parceiro global de negócio, disponibilizando serviços de certificação, auditoria & inspeção e educação & formação. A APCER atua em esfera global, diretamente ou através de parcerias, destacando-se mercados como Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Chile, China, Oriente Médio e Moçambique.

A presença da APCER no cenário internacional é reforçada pela sua participação na rede IQNet – The International Certification Network, presente em mais de 150 países. Esta rede internacional de entidades certificadoras é líder mundial na certificação de sistemas de gestão e permite assegurar aos clientes da APCER o reconhecimento internacional da sua certificação.

A APCER está acreditada pela ASI - Accreditation Services International, para a certificação da cadeia de custódia FSC®, em todo o mundo (com exceção da República Popular da China).

Resultado da experiência e competência demonstrada nas auditorias realizadas no mercado brasileiro, a APCER Brasil tem hoje mais de 28% dos certificados FSC® Cadeia de Custódia, o que nos coloca como um dos principais organismos certificadores a atuar neste setor.

Em conclusão, é cada vez maior a procura responsável de produtos de base florestal. Sendo as florestas um dos recursos naturais mais explorados, é estritamente necessária a implementação de ferramentas que conduzam a uma gestão florestal responsável, ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável, assegurando as necessidades da geração presente sem comprometer as das gerações futuras, e à utilização responsável da matéria-prima proveniente da floresta, em todas as etapas de transformação do produto até chegar ao consumidor final.

HIGMAN, S. et al. The sustainable forestry handbook. London: Earthscan, 2005. 332p

Cláudia Rosas - Desenvolvedor de Negócios | Floresta
Bruna Scarparo - Gerente Técnico Floresta

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial