Brasil (PT-BR)

Estamos Presentes! #Vamosconfiar

There is no translation available.

A seriedade da situação que enfrentamos levou a APCER a tomar decisões para proteção de todos aqueles com quem tem o privilégio de se relacionar.

Os nossos escritórios em Portugal, Espanha e Brasil estão fisicamente encerrados sendo que a equipe profissional da APCER mantém a sua total disponibilidade e operacionalidade de forma remota.

Marcado sob
22 Abr 2020

Dia mundial da Terra

There is no translation available.

Dia 22 de abril de 2020, o dia mundial da Terra… nunca fez tanto sentido este dia! No contexto atual com a pandemia COVID-19 a condicionar a nossa vida, não há aviões no ar, não há carros nas ruas, as cidades estão desertas… ao contrário do habitual desde há muito, este dia não é o dia do ser humano.

A poluição atmosférica atinge o mínimo em muitos anos, os rios estão menos poluídos, o ruído da atividade humana não perturba o meio ambiente em nosso redor e há outra vida nas nossas cidades: a vida selvagem arrisca e deambula nas ruas vazias, peixes voltam às águas mais limpas e a natureza “respira” melhor!

Esta é a melhor altura para repensar a maneira como vivemos e desenvolvemos a atividade humana no único planeta que temos e que se tem ressentido dos muitos erros e consequências da nossa maneira de viver… em última análise, a “nossa” Terra vai prevalecer mesmo que a nossa sobrevivência esteja em causa.

Uma das mudanças que este contexto teve nas nossas vidas foi obrigar a focar-nos no essencial e não no dispensável, a racionalizar o nosso consumismo e o consumo dos recursos. Os princípios da Sustentabilidade e da Economia Circular trazem consigo conceitos e soluções que nos podem ajudar nestes momentos mais complicados:

• O uso regrado dos recursos, como a água e a eletricidade, permitem que estes estejam disponíveis por mais tempo, num tempo de contenção financeira. Facilitam também o trabalho para aqueles que têm de arriscar a sua saúde para garantir que todos nós temos acesso a estes bens e com qualidade;

• A preferência por produtos naturais e frescos, para além de trazer vantagens para a saúde, permite um crescimento da sua produção e desenvolvimento de redes de distribuição, muitas vezes potenciando redes de abastecimento locais;

• Ao serem limitadas as nossas liberdades de deslocação, há também um ajuste do mercado na distribuição, reduzindo e racionando o número de deslocações e, com esta mudança, são também reduzidos os impactes nas emissões atmosféricas e no consumo de combustíveis fósseis;

• A solidariedade que, felizmente, se espalha na sociedade traz consigo também um princípio de partilha e entreajuda que sendo aplicado na atividade produtiva pode trazer muitos benefícios e racionalização na utilização dos recursos;

Estes são alguns dos exemplos, entre vários, que mostram que neste período de contenção e emergência, podemos também beneficiar o nosso planeta Terra e com ele, ao considerar um ajuste nas nossas vidas e hábitos sem perder a “qualidade de vida” de cada um para agora e para um futuro melhor para todos.

São soluções e hábitos como estes que fazem o efeito de cada no ambiente menor e no conjunto um melhor ambiente para todos. A pegada de carbono da nossa atividade diminui e torna-se claro neste momento como esta contribui para o efeito de estufa e consequentemente para as alterações climáticas.

Cada vez mais temos de nos ver como parte da Terra e não apenas como utilizadores dos seus recursos. Para que consigamos todos ultrapassar este e os restantes desafios que nos surgem, um espírito de comunidade é essencial pois estas questões, ainda que causadas por alguns, afetam todos.

Neste dia da Terra, vamos refletir como tratar deste nosso lar do qual não podemos sair, mesmo terminada a pandemia, de maneira a que todos consigamos viver com qualidade e sem pôr em causa o futuro no “nosso” planeta Terra!

Pedro Fernandes
Climate Change Business Developer

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial