Brasil (PT-BR)

COVID SAFE - novo serviço APCER

There is no translation available.

Com o objetivo de restabelecer a confiança e segurança aos colaboradores, clientes e parceiros das organizações, a APCER disponibiliza o serviço COVID SAFE.

Este serviço tem como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), boas práticas e legislação específica definida pelo seu Estado e Município para o setor, no âmbito da pandemia mundial COVID-19. Estas auditorias permitem verificar no local a implementação de procedimentos e práticas de segurança e saúde, sendo aplicável a qualquer organização.

Marcado sob
11 Jan 2016

O contexto organizacional e a nova norma ISO 9001:2015

There is no translation available.

Compreender o seu contexto pode ser entendido como uma atividade de observação, análise e avaliação do interior e exterior da organização, ao nível estratégico, para determinar fatores que a influenciam, tanto positiva como negativamente. Estes fatores podem afetar o seu propósito, a sua intenção estratégica e a sua capacidade para atingir os resultados que pretende alcançar com o sistema de gestão (conformidade dos produtos e serviços com os requisitos dos clientes e legais e o aumento da satisfação dos clientes).

A definição do âmbito do sistema de gestão deve considerar o contexto da organização, de modo a assegurar a sua adequabilidade. Identificar as questões internas corresponde a compreender a realidade da organização: quem é, o que faz, para que faz, com que meios, com que pessoas. A identificação das questões internas pode ser facilitada considerando questões associadas aos valores, à cultura, ao conhecimento e desempenho da organização e o processo de tomada de decisões.

A identificação de questões externas corresponde a conhecer o meio em que a organização se insere e opera, para determinar os fatores que a podem influenciar. O contexto externo pode ser considerado a nível local, regional, nacional, internacional ou global. Dificilmente a organização poderá influenciar estas questões externas, mas a sua forma de operar para alcançar os objetivos pretendidos vai depender delas.

Os requisitos dos produtos e serviços fornecidos pela organização nem sempre são totalmente determinados pelas necessidades e expetativas dos seus clientes diretos e entidades reguladoras, ou passíveis de serem determinados pela organização isoladamente. Outras partes interessadas podem também influenciar ou afetar, positiva ou negativamente, a capacidade da organização fornecer consistentemente produtos e serviços conformes. Conhecer as partes interessadas que determinam requisitos relevantes e que podem ter impacto na capacidade da organização em fornecê-los e, aumenta a probabilidade de sucesso da organização em satisfazer os seus clientes.

Estas informações geradas são fontes para a determinação dos riscos e oportunidades que devem ser tratados. Desta forma, os resultados aqui obtidos são um suporte importante para o planejamento do sistema de gestão e aumentam a probabilidade de se alcançarem satisfatoriamente os resultados pretendidos.

A APCER já tem disponível o novo Guia do Usuário ISO 9001:2015!

Carolina Nogueira
Gestora de Produto

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial