Brasil (PT-BR)

COVID SAFE - novo serviço APCER

There is no translation available.

Com o objetivo de restabelecer a confiança e segurança aos colaboradores, clientes e parceiros das organizações, a APCER disponibiliza o serviço COVID SAFE.

Este serviço tem como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), boas práticas e legislação específica definida pelo seu Estado e Município para o setor, no âmbito da pandemia mundial COVID-19. Estas auditorias permitem verificar no local a implementação de procedimentos e práticas de segurança e saúde, sendo aplicável a qualquer organização.

Marcado sob
18 Jan 2016

A comunicação na ISO 14001:2015

There is no translation available.

Cada organização é diferente e única. Por esta razão a nova norma ISO 9001:2015 requer que as organizações determinem o contexto específico do negócio no qual operam de forma a garantir que o seu sistema de gestão é apropriado a esse contexto.

A comunicação com partes interessadas permite assegurar a implementação eficaz do sistema de gestão ambiental.

A nova versão da ISO 14001 explicita a comunicação como um processo do sistema de gestão ambiental, que engloba a comunicação interna e a externa. As organizações devem definir:

- O quê,
- Como,
- Com quem, e
- Quando comunicam.

A organização deve assegurar a qualidade da informação a comunicar, principalmente a sua consistência e confiabilidade. Este é um aspecto chave da comunicação. É importante que a informação comunicada seja consistente com as práticas da organização, isto é, que a comunicação seja transparente, apropriada ao público a comunicar, precisa, verdadeira, baseada em fatos e perceptível pelas partes interessadas.

A comunicação interna, entre os diversos níveis e funções da organização, tem como objetivo facilitar o entendimento e a cooperação de todos os colaboradores envolvidos no desempenho ambiental, para assegurar a implementação eficaz do sistema de gestão ambiental.

Esta versão da norma torna clara a comunicação interna, sendo agora explicitados não só os colaboradores da organização, mas também as pessoas que realizam trabalhos sob seu controle.

Quanto à comunicação externa a organização deve ter em conta:

- Obrigações de conformidade, tais como comunicações obrigatórias com os organismos oficiais: tais como informação de controle dos aspectos ambientais (ex: registro anual de resíduos industriais e hospitalares, óleos usados, relatórios de monitorização dos efluentes gasosos, relatórios de monitorização dos efluentes líquidos conforme respectiva licença de descarga, etc.), bem como planejamento da resposta às emergências e outras questões relevantes;

- Obrigações de conformidade que a organização subscreveu voluntariamente, tais como comunicação de informação ambiental relevante para um cliente no âmbito do contrato estabelecido, publicação de relatórios ambientais, como o EMAS ou Relatório de Sustentabilidade, comunicação do desempenho ambiental na newsletter da organização ou no website, entre outros.

O processo de comunicação deve assegurar que a organização responde a comunicações relevantes sobre o seu sistema de gestão ambiental. Deve ser dado enfoque às formas de tratar os pedidos de informação provenientes das partes interessadas externas, assegurando a resposta.

A ISO 14001:2015 apresenta um escopo mais abrangente para a comunicação face à anterior versão da norma, sendo agora consideradas as comunicações relevantes para o sistema de gestão ambiental. É de salientar que a comunicação é transversal a toda a norma, no entanto, a secção 7.4 dedica-se especificamente a este tema.

Maria Segurado
Gestora de Comunicação

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial