• Artigos APCER

Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

A NP 4552:2016 define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, ...

20 Ago. 2019

Revisão da estrutura de alto nível e texto comum das normas ISO de sistemas de gestão

O Anexo L das Diretivas da ISO/IEC Parte 1, anterior Anexo SL das Diretivas da ISO, está a ser alvo de revisão limitada pela Taskforce 14 do Joint Technical Coordination Group (‘JTCG’) da ISO.

Este anexo define a terminologia, a estrutura de alto nível (high level structure - HLS) e o texto comum para melhorar a consistência do portfólio de normas de sistema de gestão da ISO (International Organization for Standardization) e da IEC (International Electrotechnical Commission), sendo atualmente aplicado em normas como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras.

A revisão do Anexo L iniciou-se em 2018 e tem como objetivo introduzir pequenas alterações no "texto comum HLS" (Apêndice 2), e fornecer orientações mais claras para o desenvolvimento de normas de sistemas de gestão (Apêndice 3), incorporando a aprendizagem obtida ao longo destes primeiros anos da sua utilização.

O Presidente deste grupo de trabalho, que reúne peritos de todos os comités técnicos da ISO que escrevem normas de sistemas de gestão, é o Dr. Nigel Croft, anterior Presidente da SC 2 da ISO/TC 176, o Comité Responsável pela ISO 9001 com quem a APCER mantém uma estreita colaboração.

Destaca-se a dificuldade de obter um consenso na definição de risco, que satisfaça as necessidades de todas as normas de sistemas de gestão. A definição de risco ainda está longe de ser dada como concluída, pondo-se a hipótese de a mesma ser específica a cada disciplina de sistema de gestão.

Outras alterações incluem a decisão de incorporar uma secção relativa à gestão da mudança, e a possibilidade de serem considerados opcionais, na estrutura de alto nível, o conhecimento organizacional e a preparação para emergências.

Com base no resultado da reunião de Viena, foram preparados os drafts da revisão dos Apêndices 2 e 3 do Anexo L, que estão a circular para comentários, por um período de 3 meses, por todas as comissões e organismos nacionais de normalização registados nas nas atividades da TF 14.

Todas as alterações propostas e desenvolvimentos ocorridos têm vindo a ser comunicadas pela TF14 nas notícias da ISO. A TF 14 vai reunir na semana de 13 a 17 janeiro de 2020, em Sidney, para dar continuidade a este tema.

Para mais informações, consulte o comunicado do ISO/TMBG/JTCG/TF 14 aqui.