Climate Change, nova área especializada da APCER

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

21 Ago. 2019

Revisão da IEC 31010 – Técnicas de avaliação de risco

As organizações estão continuamente expostas a ameaças e a um ambiente de enorme pressão concorrencial, sendo obrigadas a uma vigilância e atualizações constantes para serem competitivas e sobreviverem no mundo empresarial.

Neste sentido, para que as organizações se prepararem, respondam e recuperem rapidamente de potenciais ameaças, a IEC e a ISO disponibilizam várias ferramentas entre as quais se encontram normas internacionais baseadas nas melhores práticas e benchmarks sobre a gestão do risco, bem como uma estrutura de gestão de risco, princípios e processos aprovados.

A norma IEC 31010, Gestão de risco - Técnicas de avaliação de riscos, que complementa a ISO 31000 para a gestão de riscos, é uma das ferramentas disponibilizadas, tendo sido recentemente atualizada.

É uma norma útil no processo de gestão de riscos e na comparação de opções e oportunidades, permitindo que as decisões sejam baseadas numa boa compreensão do risco. Para tal, esta norma descreve o processo para a avaliação de risco, desde a definição do âmbito até a entrega de um relatório conclusivo, e apresenta uma vasta gama de técnicas para identificar e compreender o risco em contexto comercial ou técnico. A atualização da IEC 31010 teve como objetivo expandir o alcance da sua aplicação e adicionar detalhes.

Saiba mais aqui.