Evento | ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária

NOVA DATA! Durante a tarde do dia 14 de novembro, no Porto, irá decorrer o seminário ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária com participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

24 Out. 2019

Nigel Croft – Visionário da Qualidade

Personalidade incontornável do mundo ISO (International Organization for Standardization), sobretudo no que diz respeito aos sistemas de gestão, Nigel Croft tem desenvolvido ao longo dos últimos 40 anos um trabalho de grande relevância internacional.

Nascido no condado de Yorkshire, na Inglaterra, Nigel começou a trabalhar na indústria siderúrgica britânica em 1974 como estudante aprendiz na área de controle de qualidade da British Steel Corporation. Ele foi o primeiro da sua família a estudar na universidade e se formou “summa cum lauda” na Universidade de Cambridge em Ciências de Materiais em 1977. Posteriormente (após um período de volta na indústria) obteve seu doutorado em metalurgia na Universidade de Sheffield e completou dois anos de pós-doutorado como “Harkness Research Fellow” na Universidade de Berkeley, Califórnia. De volta na Europa, trabalhou durante dois anos na indústria de petróleo, especificamente com a avaliação de fornecedores para gasodutos submarinos de alta pressão no Mar de Norte.

A sua vinda para o Brasil intensificou ainda mais todo este interesse pela área da qualidade. Recém-casado com Naila (também Ph. D em Metalurgia da Universidade de Sheffield), iniciou sua vida profissional no Brasil em 1984, na empresa Eletrometal (hoje Villares Metals), fabricante de aços e ligas especiais para a indústria petroquímica, bélica, aeroespacial e nuclear localizada no interior de São Paulo. Estimulado com as abordagens do seu sogro José Diniz de Souza, um dos pioneiros da Gestão da Qualidade Total no Brasil, coordenou a implementação da então ISO 9002 na Eletrometal, que, em 1991, foi uma das primeiras empresas brasileiras a obter a certificação.

Na década de 90, inicialmente em parceria com a então Fundação Cristiano Ottoni, Nigel e Naila Croft ajudaram dezenas de empresas brasileiras a implementar sistemas de gestão da qualidade baseada na ISO 9000, mas sempre no contexto maior da Qualidade Total. Dentro destas empresas, incluíam-se desde grandes grupos e conhecidas empresas como Brahma (agora AB InBev), Folha de São Paulo, Sadia, Mannesmann, Grupo Amil e Docenave (empresa de navegação da Vale), até empresas de médio e pequeno porte.

Nigel Croft, teve a honra e o privilégio de estudar com grandes gurus internacionais como Deming e Juran nos EUA, além de uma convivência mais estreita com Vicente Falconi no Brasil.

Foi nesta época que o Nigel iniciou o seu envolvimento com a ISO, inicialmente participando no Grupo de Apoio Técnico Brasileiro da ABNT/CB-25 e posteriormente como membro da delegação brasileira do ISO/TC 176, o comitê técnico internacional responsável pela série ISO 9000. Em 1997, logo depois da reunião do TC176 no Rio de Janeiro, foi convidado a liderar o grupo de trabalho para a implementação global da ISO 9001:2000. Foi através desta atividade que iniciou sua longa associação também com o IAF (Foro Internacional de Acreditação), onde representou os interesses dos autores da ISO 9001 coordenando diversos trabalhos de desenvolvimento de normas do IAF, visando a melhoria no desempenho das certificações acreditadas.

Em 2010, Nigel Croft foi convidado pela ISO a assumir a Presidência do Subcomitê SC2 do TC 176, onde desenvolveu o plano estratégico do subcomitê e coordenou as últimas revisões das principais normas de sistemas da qualidade, a ISO 9001 e 9004. Depois de nove anos à frente da TC176/SC2, em 2018 Nigel foi nomeado pelo Technical Management Board da ISO para liderar a revisão do "Anexo SL" das Diretrizes ISO, que forma a base para mais de 40 normas de sistema de gestão, incluindo aqueles sobre gestão ambiental (ISO 14001), Segurança e Saúde Ocupacional (ISO 45001), Segurança da Informação (ISO 27001), Anti-suborno (ISO 37001), Segurança Alimentar (ISO 22000) e muito mais.

Enquanto isto, Nigel Croft foi assumindo várias outras responsabilidades ao longo dos tempos e em diferentes organizações, especificamente enquanto Membro da Administração da APCER Brasil, sendo que hoje se mantém enquanto Conselheiro da mesma instituição, sempre promovendo o tema da qualidade. Também atuou como Presidente do Conselho da FLOCERT em Bonn, na Alemanha (subsidiária e certificadora do sistema Fairtrade International), como Membro do Conselho da SAAS (Nova Iorque), acreditadora para a norma de responsabilidade social SA-8000 e como Presidente do Conselho da CAS (Coffee Assurance Services) e 4C Services na área de café sustentável ligadas ao GCP (Global Coffee Platform).

Por tudo isto e diversas outras participações, Nigel tem visto o seu trabalho ser reconhecido um pouco por todo o globo. Admitido na Academia Brasileira da Qualidade em 2014, recebeu a medalha Freund-Marquadt da American Society for Quality em 2017 “por sua paixão, dedicação e liderança na aplicação de princípios de gestão da qualidade ao desenvolvimento, promoção e implementação de normas de gestão de qualidade em escala global, por mais de vinte anos”. Mais recentemente foi distinguido pelo CQI “Chartered Quality Institute” em Inglaterra, com o Prêmio Honorário por ser "um dos principais arquitetos do conjunto de conunto de normas de gestão de qualidade mais popular do mundo".

André Ramos
Diretor de Marketing APCER