Climate Change, nova área especializada da APCER

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

27 Nov. 2019

A importância da Certificação para a UCS

Este processo de certificação das OHSAS 18001:2007/NP 4397:2008, constituiu um caminho relevante no estabelecimento de ferramentas e procedimentos no âmbito da segurança, saúde e bem estar dos colaboradores da empresa.

Durante este percurso, foram sendo ultrapassados alguns desafios que não tinham sido inicialmente antecipados. Esta constatação levou-nos à revisão e aplicação de um conjunto de procedimentos para garantir um ambiente mais seguro para os nossos colaboradores e, permitiu-nos identificar os riscos profissionais do trabalho ao qual os funcionários estão expostos no dia a dia, por meio de um eficiente sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho.

Este processo teve sempre como base um trabalho de melhoria contínua, que estimulou a capacidade de trabalho de grupo para atingir os resultados que nos tínhamos proposto inicialmente.

A criação e aplicação de uma política de segurança e saúde, que espelhasse o compromisso da empresa, foi uma das ferramentas importantes no sistema de gestão, com uma melhoria na gestão dos perigos e riscos de saúde e segurança.

A certificação deu à UCS - Cuidados Integrados Saúde, S.A. uma visão sistémica do desempenho da saúde e segurança no trabalho da empresa e da interpretação e aplicação das obrigações legais pertinentes, incluindo para melhoria dos procedimentos de seleção de fornecedores no mercado nacional.

Este processo reforçou a consciencialização da empresa quanto aos serviços de segurança e saúde do trabalho aplicados aos seus próprios colaboradores e fez com que existisse uma preocupação na análise e redução da ocorrência de acidentes e incidentes de trabalho.

O trabalho desenvolvido para a certificação promoveu ainda a padronização da documentação e processos internos, assim como um fortalecimento do negócio, com a promoção da imagem da empresa no mercado.

Esta foi ainda uma forma consistente e estruturada de melhoria na satisfação e motivação dos colaboradores, pela promoção e garantia de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O trabalho desenvolvido permitirá ainda a preparação, acompanhamento e manutenção dos processos necessários para a migração no contexto da nova norma ISO 45001.

Fernando Pereira
Coordenador Sistema de Gestão