A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
26 Fev. 2020

Contribuição da certificação têxtil para a sustentabilidade

A problemática das alterações climáticas e o tema da sustentabilidade vieram pressionar a indústria têxtil, que, inegavelmente, tem grande impacto no ambiente. Segundo a WWF Suíça, a indústria têxtil e de vestuário emite 1,7 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono e gera 2,1 mil milhões de toneladas de resíduos anualmente. Por sua vez, o relatório da Global Fashion Agenda de 2017 estimou que a pegada ambiental da UE causada pelo consumo de têxteis correspondia a um intervalo de 4 a 6%. Além disso, prevê-se que o consumo de vestuário aumente para 102 milhões de toneladas em 2030, devido à queda dos preços e à velocidade com que a moda é disponibilizada aos consumidores, pelo que esta indústria terá de adotar medidas que a tornem mais sustentável.

Contudo, apesar da preocupação com a sustentabilidade da indústria têxtil, há ainda um longo caminho a percorrer. São já várias as soluções que permitem mitigar o impacto das atividades organizacionais e sensibilizar a sociedade para esta realidade. Existe um conjunto de ferramentas, aplicável a toda a cadeia produtiva, desde as matérias-primas, produção e distribuição final, que permitem às organizações monitorizar e reduzir o impacto ambiental das suas atividades. Para além das soluções produtivas e tecnológicas existentes, também existem muitas ferramentas no apoio à gestão que ajudarão as empresas a enfrentar este novo desafio. São exemplos a ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, a ISO 50001 – Sistema de Gestão da Energia, a SA8000 - Gestão da Responsabilidade Social, o GOTS, entre outros.

O GOTS é uma norma aplicável a têxteis produzidos a partir de fibras orgânicas. É reconhecida internacionalmente, e surgiu em 2006 com o aumento do consumo de fibras orgânicas e da procura de critérios uniformes de produção pela indústria e pelos setores do retalho. Esta norma define o teor mínimo de fibras orgânicas certificadas que devem estar presentes no produto têxtil (pelo menos 70%), proíbe a utilização de produtos químicos tóxicos e nocivos, define critérios ambientais e requer a conformidade com critérios de responsabilidade para toda a cadeia de abastecimento de têxteis orgânicos. É aplicável a produtores de matérias-primas, produtores de têxteis, distribuidores, importadores, marcas ou qualquer outro participante do setor têxtil. Os produtos finais de fibra orgânica podem incluir, mas não estão limitados a fios, tecidos, roupas, têxteis para o lar e produtos para cuidados pessoais. O GOTS abrange ainda “Produtos Combinados", como carrinhos de bebé com tecidos têxteis, berços, assentos de carro ou móveis com estofos de tecido, que tenham componentes de tecidos certificados.

Esta é então a certificação mais reconhecida para quem produz e comercializa produtos a partir de materiais de produção biológica, como o algodão ou outra fibra natural. A garantia ao longo de toda a cadeia de produção até ao consumidor é realizada através da emissão de Certificados de Transação, entre os produtores e as empresas que comercializam os produtos, até à etiquetagem nos produtos finais.

Conheça as nossas soluções para a sua organização e esteja atento às novidades da APCER na certificação específica do setor têxtil.

Rita Sousa
Market Research Manager
APCER

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance