COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

16 Jul. 2020

“O desafio do INEM é superar-se, e continuar sempre a inovar!” – INEM alcança certificação em Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação Profissional em contexto Covid-19

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou o seu percurso na Qualidade em 2009, implementando um Sistema de Gestão da Qualidade através do referencial normativo ISO 9001.

Obteve a certificação na área da Formação em Emergência Médica, reconhecida em julho de 2010 pela APCER.

Em 2011, o INEM identificou a necessidade estratégica de expandir o seu Sistema de Gestão da Qualidade a toda a organização. Várias foram sendo as extensões de âmbito incorporadas pelo INEM no sistema, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do seu serviço.

No ano de 2019, e com a experiência já adquirida, o Instituto quis projetar este compromisso e dotar a organização de ferramentas que contribuiriam para a Formação Profissional de excelência no âmbito da emergência médica, para a Segurança e Saúde no Trabalho dos profissionais, assumindo-se simultaneamente um compromisso com o Ambiente.

Enquanto Instituto Público com a missão de garantir a prestação de cuidados de emergência médica, o INEM congratula-se por ter conseguido atingir agora um novo patamar, obtendo a certificação nos referenciais de Qualidade, Ambiente, Segurança e Formação Profissional, incluindo aprendizagem enriquecida por tecnologia. E fê-lo num período especialmente conturbado, marcado pela crise pandémica de COVID-19. Esta particularidade exigiu a adoção de um plano de contingência rigoroso para assegurar a máxima proteção dos seus trabalhadores e de todos com quem contacta diariamente, tornando todo este percurso ainda mais desafiante.

O INEM é, aos olhos dos seus Clientes, um instituto credível, confiável, e um exemplo de qualidade, existindo uma expetativa muito elevada em relação à satisfação dos seus requisitos. E é precisamente para garantir esta satisfação, que o INEM se dedica a rever sistematicamente os seus conceitos, abraçando novos desafios e mantendo equipas dinâmicas e focadas nos objetivos da organização.

Estamos certos da vantagem da implementação e manutenção da certificação, que se reflete claramente no desempenho da nossa Instituição, e abraçamos a máxima de aproveitar cada dia como uma “oportunidade única e irrepetível para melhorar”. Manter os sistemas de gestão consolidados só é possível trabalhando de forma contínua, com todas as partes interessadas, e partilhando os nossos valores e os nossos objetivos: desenvolver a atividade, proteger o ambiente e a saúde humana, cumprindo ou excedendo toda a legislação e outros requisitos aplicáveis para minimizar o impacto ambiental e prevenir os acidentes e as doenças profissionais.

Ao longo dos últimos 10 anos, o INEM teve de “aprender, desaprender e reaprender”. Com trabalho, mas acima de tudo com o espírito de missão que caracteriza as pessoas do INEM, foi possível evoluir, crescer e sustentar a Qualidade da organização, que conta agora com todos estes sistemas de gestão certificados, em áreas particularmente relevantes. Para tal, o INEM contou desde o primeiro momento com a experiência e com a exigência da APCER, um parceiro determinante para o cumprimento destes objetivos.

As certificações são metodologias cada vez mais importantes para as organizações que procuram a excelência e uma relação de compromisso com o seu cliente. Atingir expetativas é algo do passado. O desafio do INEM, hoje, é superar-se e continuar sempre a inovar, garantindo a satisfação dos seus trabalhadores, utentes, parceiros, e trabalhando dia após dia na melhoria contínua dos processos da Instituição.

Pedro Lavinha
Vogal do Conselho Diretivo do INEM