COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

03 Jul. 2020

COVID SAFE, Compromisso e Respeito pela Saúde e Segurança de Todos

E de repente o mundo mudou!

O surto do novo coronavírus começou lentamente, como que adormecido, e chegou a todo o mundo com enorme intensidade, arrastando atrás de si uma nova realidade. A primeira preocupação era conter a epidemia e todos parámos: recolhemo-nos nas nossas casas, iniciámos um novo percurso e deparámo-nos com novas necessidades.

Ao decretar o Estado de Emergência, o Presidente da República pediu aos portugueses para fazerem um esforço extra, para continuarem a trabalhar e não entrarem em pânico num momento difícil para o país. E o seu discurso foi claro: “Assim é em tempo de guerra, as economias não podem morrer”.

O setor têxtil ouviu o discurso. Mas ainda o surto do novo coronavírus não tinha atingido a Europa e já se antecipavam dificuldades, nomeadamente escassez de matérias-primas, constrangimentos no envio de mercadorias, suspensão ou cancelamento de encomendas. Apesar destes grandes desafios, surgiram também oportunidades, e o setor têxtil e do vestuário em Portugal rapidamente se reinventou e mostrou a sua capacidade e disponibilidade para a produção de máscaras e equipamentos de proteção individual (EPI).

Também a APCER se reinventou neste surto, tendo lançado um desafio aos seus colaboradores e solicitando a colaboração na identificação de novos produtos e novas oportunidades.

Surge assim o serviço COVID SAFE, com o objetivo de garantir, a todas as partes interessadas, o cumprimento das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

O processo de verificação COVID SAFE consiste na realização de auditorias nos locais com atividade em curso, e avalia a implementação de procedimentos e práticas adotadas pela organização no âmbito da sua atividade, tendo por critérios as orientações emitidas em documentos oficiais pela Direção-Geral da Saúde, Autoridade para as Condições do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho.

A APCER realiza a verificação COVID SAFE de forma independente utilizando uma metodologia rigorosa visando a criação de confiança em tempos de incerteza. Para tal conta com a colaboração dos auditores com uma vasta experiência profissional e competência comprovada na realização de auditorias no âmbito da Saúde e Segurança no Trabalho.

Após comprovada a fiabilidade e segurança das práticas objeto de verificação, é emitida uma Declaração de Conformidade, com validade de 6 meses, renovável após nova verificação. É concedida à organização o uso da marca COVID SAFE durante o período de validade da Declaração de Conformidade.

A marca COVID SAFE apresenta como principais benefícios:

• Garantir a retoma da atividade em segurança, reduzindo os riscos e atuando com responsabilidade;

• Identificar os pontos críticos, avaliando os procedimentos e práticas internas;

• Superar este desafio com agilidade, criando condições para a recuperação rápida das atividades que sustentam a organização;

• Gerar confiança, garantindo através de uma entidade independente a adequação e fiabilidade das práticas de saúde e segurança no trabalho.

Obtenha a sua marca COVID SAFE! Demonstre aos seus clientes, colaboradores, parceiros e sociedade o compromisso e respeito pela saúde e segurança de todos. Saiba mais sobre esta marca aqui!

Anabela Ramos

Business Developer | Industry