Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

03 Dez. 2020

Testemunho GALP | Certificação do Sistema de Gestão da Continuidade do Negócio

O desenvolvimento de um sistema de gestão da Continuidade do Negócio (SGCN) numa organização como a Galp foi um desafio empolgante, dada a complexidade das suas operações e a sua criticidade para o abastecimento energético à economia nacional.

A implementação do SGCN constituiu, por outro lado, uma experiência enriquecedora de aprofundamento do conhecimento sobre a cadeia de valor da Galp, uma vez que requer a identificação de tudo aquilo que é crítico para a Continuidade do Negócio da empresa, sejam processos, sistemas informáticos, fornecedores, infraestruturas ou funções.

A análise de impacto no negócio dos processos da Galp, e a avaliação das vulnerabilidades dos seus recursos, permitiram definir estratégias de Continuidade do Negócio, a partir das quais se desenvolveram os Planos de Continuidade do Negócio (PCN).

Um ponto a destacar na implementação do SGCN é o facto de nos ter permitido enfrentar com maior confiança a pandemia da COVID-19, através da ativação preventiva de diversos PCN, para evitar cenários de disrupção de Funções Prioritárias e de Fornecimentos Críticos, assegurando dessa forma o abastecimento energético ao país.

O SGCN proporcionou à Galp uma maior capacidade de reação a eventos disruptivos, permitindo responder de forma mais estruturada e eficaz a crises ou incidentes disruptivos nos seus processos críticos, melhorando a sua resiliência e prevenindo riscos para a Continuidade do Negócio.

Agradecemos à APCER todo o profissionalismo da sua equipa auditora, cuja análise do nosso SGCN permitiu identificar melhorias no sistema.

António Cernadas
Responsável Corporativo pela Continuidade do Negócio