A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
05 Fev. 2021

Testemunho Toyota Caetano Portugal | As grandes conquistas nunca são feitas por uma única pessoa

A Divisão de Equipamento Industrial NORTE elegeu desde sempre como prioridade a certificação dos seus sistemas de gestão, visando a certificação integrada dos seus sistemas de gestão de Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001) e Segurança (tendo sido realizada a migração para a ISO 45001, no final do ano 2019).

A implementação da norma ISO 50001 tornou-se um objetivo natural a perseguir, visando a inovação e sustentabilidade, tendo sido realizado um processo de avaliação dos requisitos necessários, iniciando por uma avaliação energética em Abril de 2019.

A partir desse momento e atendendo a que a norma permite a integração com os sistemas de gestão já existentes, foi dado o passo desafiante de agregar os quatro sistemas. Desta forma o sistema de gestão de energia baseado na ISO 50001, passou a ser parte integrante de um sistema de gestão global da TCAP DEI-N, atendendo ao objetivo primordial de melhorar o seu desempenho energético, em termos de utilização, consumo e eficiência energética.

A gestão eficiente da energia e a sustentabilidade é uma prioridade da DEI-Norte, não só pelo potencial significativo de redução de custos, como também pelo seu papel na redução de emissões de gases com efeito de estufa, melhorando continuamente o seu desempenho, e superando as expectativas do cliente.

A norma ISO 50001 não estabelece exigências de desempenho energético, mas disponibiliza um conjunto de requisitos e metodologias de suporte para que as organizações definam as suas metas. A DEI-N pretende comunicar os indicadores energéticos que está a monitorizar assim como a sua evolução, com vista a uma melhoria contínua de desempenho.

Citando o Dr. Vitor Monteiro (Diretor da DEI-N):
Apesar da conjuntura adversa que vivemos em 2020, com o esforço e empenho de todos os colaboradores e da equipa QAS, conseguimos atingir mais um marco na nossa trajetória em busca de eficiência e satisfação do cliente.

Somando à Qualidade, Ambiente e Segurança, cujas certificações foram também renovadas, a DEIN passa a ser uma das poucas empresas do mercado com as 4 normas certificadas.

Por fim relembro que o processo não acaba aqui. Temos um caminho a percorrer, o grau de exigência aumentou e cabe a cada um de nós assegurar o cumprimento das normas por forma a podermos manter os elevados standards agora alcançados.

Joaquim Moura
Qualidade, Ambiente, SST e Energia Manutenção Preventiva e Formação
Divisão Equipamento Industrial Norte

equipa Toyota

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance