A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
02 Fev. 2021

Porquê escolher máscaras de uso social certificadas?

Em 2021, à semelhança do que aconteceu no ano anterior, é altamente recomendável e nalgumas situações, obrigatório, o uso de máscara.

Neste sentido, para que sociedade possa tomar uma decisão informada na seleção e aquisição de máscaras que protejam e ajudem no combate à Covid-19, foram publicados documentos normativos que especificam os requisitos que as máscaras sociais devem cumprir:

• O documento CWA 17553:2020 Community face coverings contém os requisitos mínimos a nível Europeu para máscaras sociais, reutilizáveis ou descartáveis, para a conceção e desempenho de máscaras sociais Nível 2 (profissionais expostos a público) e Nível 3 (população em geral), os métodos de ensaio a realizar, regras para embalagem, marcação e informação para utilização.
  • O documento DNP TS 4575:2020 Máscaras para uso social, define os requisitos para a certificação das máscaras, que devem ser cumpridos pelos fabricantes que queiram certificar o seu produto – máscaras para uso social.

Podemos dividir o processo de certificação em duas etapas:

1ª Etapa: Realização de ensaios acreditados às máscaras de uso social

A APCER recomenda o recurso a laboratórios acreditados para os ensaios de Eficiência Filtração Bacteriana e Respirabilidade (Diferencial de Pressão), de acordo com a norma EN 14683:2019+AC 2019, como é o caso do Laboratório EQUILIBRIUM, com mais de 25 anos de experiência Laboratorial, com o qual tem estabelecido contactos no âmbito do processo de certificação. A norma DNP TS 4575:2020 requere ainda a realização de ensaios não acreditados, como a inspeção visual e resistência do ajuste para a cabeça.

Os ensaios são realizados de acordo com as normas em vigor, tendo em consideração o Controlo de Qualidade Interno e Ensaios Interlaboratoriais, no produto acabado e em embalagem original.

Nas máscaras de uso imediato – sem lavagens, deve ser adicionalmente realizado o ensaio acreditado no Laboratório EQUILIBRIUM, Estado da Limpeza Microbiana - Bioburden (ISO 11737-1: 2018).

2ª Etapa: certificação de máscaras de uso social

Posteriormente à realização dos ensaios, a APCER procede à avaliação do dossier do produto, que contém os resultados dos ensaios efetuados na 1ª etapa. Com a avaliação positiva, é concedida a certificação das máscaras. Saiba mais sobre esta certificação aqui.

As máscaras de uso social certificadas demonstram, assim, o cumprimento dos requisitos europeus e nacionais, transmitindo credibilidade, confiança e segurança a quem compra.

Cristina Carvalho | CEO | Equilibrium

Rita Sousa | Market Research Manager | APCER

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance