COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

27 Mar. 2021

Testemunho FIORIMA | Certificação SA8000 - principais vantagens e desafios para a organização

Quando em março de 2009 a Fiorima decidiu implementar e certificar um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social de acordo com a Norma SA8000, fê-lo porque acreditou que as questões relacionadas com a Responsabilidade Social acabariam por ser no futuro uma preocupação com impacto, não só nas empresas mas também na sociedade em geral.

Passados 12 anos, verificamos com agrado que a nossa presciência estava correta.

Observados os resultados da implementação e certificação atrás mencionados, verificamos que a SA8000 (agora na versão 2014 desde 2018):

- Responde às atuais exigências dos clientes;

- Diferencia positivamente a empresa face à concorrência;

- Credibiliza e melhora a imagem e reputação da organização;

- Proporciona um clima de confiança junto dos clientes, colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas pelo facto de se tratar de um referencial de reconhecimento internacional, no âmbito da Responsabilidade Social;

- Assegura as condições de melhoria do bem-estar e segurança no trabalho;

- Propicia o envolvimento dos colaboradores;

- Estimula um clima de valorização da ética e da solidariedade;

- Garante maior transparência às partes interessadas;

- Favorece a vigilância e o cumprimento da legislação aplicável em vigor.

No entanto, a enorme proliferação de códigos de conduta e sistemas web para ajudar as organizações a gerir os dados sobre as práticas do trabalho na cadeia de aprovisionamento, acaba por ser uma entropia que muitas vezes coloca em causa os próprios programas de certificação e/ou as normas internacionais como é o caso da SA8000.

É pois da maior relevância que a SAI passe a divulgar e a colocar em relevo a importância e a referência que a Norma SA8000 representa para as muitas iniciativas multissectoriais que têm surgido no campo da Responsabilidade Social, pois só assim é possível valorizar ainda mais as empresas que, tal como a Fiorima, optaram por selecionar a Norma Internacional SA8000 para certificar o seu Sistema de Gestão de Responsabilidade Social.

fachada FIORIMA

José Rodrigues