A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
28 Jun. 2021

APCER | Plano de Recuperação e Resiliência - Promoção do Trabalho Digno e Combate à Desigualdade na Cadeia de Fornecimento

O Parlamento Europeu aprovou em outubro de 2020 a criação de um mecanismo objetivo de acompanhamento permanente dos valores da União Europeia, baseado em dados concretos e aplicado de forma equitativa e justa a todos os Estados-Membros. Este mecanismo, que inclui recomendações específicas por país, é hoje conhecido como o Plano de Recuperação e Resiliência, aprovado, o de Portugal, a 16 de junho último.

Perguntam-se agora as empresas e a sociedade em geral como é que o conjunto de medidas e os elevados montantes que Portugal irá receber se aplicarão, quais as regras e as elegibilidades associadas.

Importa, saber um pouco mais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, plano este, que se divide em três eixos a RESILIÊNCIA a TRANSIÇÃO CLIMÁTICA e a TRANSIÇÃO DIGITAL. Os três eixos dividem-se, por sua vez, em 20 componentes destacando, dentro do eixo da Resiliência, a componente 6 Qualificações e Competências.

Esta componente, com um valor total de investimento de 1359 M€, incidirá, entre outros, na Promoção do Trabalho Digno e no Combate à Desigualdade entre Mulheres e Homens. Acreditamos que os investimentos a aplicar serão em iniciativas e projetos que visem a promoção e implementação destes objetivos.

A implementação de Códigos de Conduta de Responsabilidade Social, é uma das ferramentas que atualmente as empresas têm para fazer a sua parte neste caminho de promoção do trabalho digno e do combate à desigualdade entre mulheres e homens.

Se por um lado, a crescente procura dos clientes por empresas Socialmente Responsáveis, por outro, a consciencialização da gestão de topo das empresas na adesão a estes códigos de conduta tem feito aumentar a concretização destes objetivos.

As auditorias servem para avaliar a implementação dos Códigos de Conduta de Responsabilidade Social, sendo que desta forma as Organizações, vinculam-se a um compromisso ético e responsável no sentido do reforço dos valores da Marca, alcançando relações profícuas e de longo prazo com os seus clientes, melhorando o mundo à sua escala, começando pelo bem-estar dos seus colaboradores.

As auditorias de Responsabilidade Social segundo os códigos de conduta BSCI e SMETA, os mais usados no mundo, abrangem empresas com um total de 50 milhões de trabalhadores.  A APCER como Auditing Company aprovada pela amfori realiza, auditorias de acordo com o Código de Conduta BSCI, e como Affiliated Auditing Company aprovada pela SEDEX realiza auditorias SMETA. Prestamos estes serviços através de um gestor de cliente dedicado, com auditores altamente qualificados e fornecendo relatórios detalhados, com informação relevante para a Organização.

Concluímos, verificando o alinhamento existente no Plano de Recuperação e Resiliência entre o desenvolvimento e melhoria das condições de trabalho e respeito pelos trabalhadores com a recuperação económica do País.

Tem tudo para dar certo!

Consulte-nos!

Susana Pacheco,