Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

04 Ago. 2021

APCER | Plano de Recuperação e Resiliência na Indústria

Na sequência da severidade dos danos provocados pela pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento temporário de recuperação, a partir do qual se desenvolve o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O PRR português é um programa de aplicação nacional, e vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos que permitirá ao país retomar o crescimento económico sustentado.

O Plano de Recuperação e Resiliência, com um período de execução até 2026 e que permitirá a Portugal retomar o crescimento económico sustentado, foi organizado em 20 Componentes que incorporam um total de 37 Reformas e de 83 Investimentos. As vinte componentes e as respetivas reformas e investimentos estão agrupadas no PRR em torno de três dimensões estruturantes, a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital.
A APCER, como Entidade Certificadora, pode cooperar com as empresas que beneficiem do PRR de modo a demonstrar o seu intuito na prossecução destes eixos estruturantes.

Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtividade. A certificação das empresas em normas de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) disponibilizadas pela APCER, como a NP 4457 ou a avaliação da ISO 56002, irá potenciar a sua visibilidade e alcance dos objetivos de inovação. A certificação das empresas por outras normas ISO, como a ISO 9001, a ISO 13485 entre outras, são sistemas de gestão que as empresas poderão implementar e certificar para melhorar o seu desempenho e aumentar a confiança nos processos de inovação.

A componente 11 – Descarbonização da Indústria, com um valor total de investimento de 715M€, visa a descarbonização do setor industrial e empresarial constituindo um objetivo estratégico central no PRR, uma vez que incidirá para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e, ao mesmo tempo, para promover a competitividade da indústria e das empresas, por via da sua descarbonização, redução do consumo de energia e da promoção de fontes endógenas de energia. Neste sentido, a implementação e certificação de normas como a ISO 50001 entre outras certificações que a APCER disponibiliza vão totalmente ao encontro dos objetivos traçados para esta componente.

Na dimensão Transição Digital, que representa 22% da dotação total do plano, estão previstas inúmeras reformas e investimentos significativos nas áreas da digitalização de empresas. A APCER possui diversas certificações que vão ao encontro destas reformas, como a certificação do Sistema de Gestão de Segurança da Informação ISO/IEC 27001 - Gestão da Segurança da Informação, ISO/IEC 27701 - Gestão da privacidade da informação, a ISO/IEC 20000-1 – Sistema de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação.
A APCER, reconhecida internacionalmente por várias Entidades de Acreditação e com 25 anos de experiência, assegura a conformidade dos sistemas de gestão, de acordo com os requisitos aplicáveis, beneficiando as empresas de uma maior credibilidade e confiança no mercado.

Estamos convictos que o Plano de Recuperação e Resiliência apresenta inúmeras oportunidades para as empresas melhorarem os seus processos, produtos e serviços, e de forma que Portugal retome o crescimento económico sustentado. A APCER, enquanto parceiro, tem como objetivo acompanhar-vos neste caminho que temos pela frente.

Estamos cá para o ajudar! Entre em contacto!

Anabela Ramos
Business Developer Industry - APCER