Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

13 Ago. 2021

Aproveitando as potencialidades da ISO 9001 | Atualização de normas de suporte

Foram atualizadas duas normas que apoiam e otimizam a implementação de requisitos da ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade, para estarem alinhadas com a sua versão mais recente.

A ISO 10014, Sistemas de gestão da qualidade - Gerir uma organização para resultados de qualidade - Orientação para obter benefícios financeiros e económicos, é direcionada à gestão de topo. É necessária uma abordagem estruturada para alcançar o sucesso financeiro utilizando o sistema de gestão da qualidade e os princípios descritos nas normas da família ISO 9000. A utilização desta norma permite a monitorização e gestão de tendências das principais métricas de desempenho com o objetivo de definir ações que melhorem o desempenho da organização. Permite, ainda, antecipar e gerir o risco de forma proativa, e otimizar o valor, oferecendo exemplos de uma abordagem estruturada para a melhoria do desempenho dos negócios.

A ISO 10013, Sistemas de gestão da qualidade - Orientações para a informação documentada, fornece diretrizes para o desenvolvimento e manutenção da informação documentada necessária para apoiar um sistema de gestão da qualidade eficaz, adaptado às necessidades específicas da organização. Considera o quadro legal e regulamentar, as necessidades e expectativas das partes interessadas, riscos e oportunidades e orientação estratégica da organização, quando esta planeia que informação documentada deve manter e reter. Esta nova versão reconhece os avanços na documentação que ocorreram desde a sua primeira publicação, como melhorias nas medidas de segurança e aparecimento de automação para controlar o fluxo de processos.

Ambas as normas foram desenvolvidas e atualizadas pelo subcomité 3 da ISO Supporting technologies do comité ISO/TC Quality management and quality assurance.