Estamos Presentes! #Vamosconfiar

A seriedade da situação que enfrentamos levou a APCER a tomar decisões para proteção de todos aqueles com quem tem o privilégio de se relacionar.

Os nossos escritórios de Portugal, Espanha e Brasil estão fisicamente encerrados estando a equipa profissional da APCER a trabalhar remotamente, mantendo, no entanto, a sua total disponibilidade e operacionalidade, podendo ser contactada através dos canais habituais.

23 Jan. 2015

Nova NP ISO 10667 – a norma mundial que garante a qualidade na avaliação de pessoas

A captação e retenção de talento assumem uma importância crítica nas organizações e, a NP ISO 10667 contribui para que estas atividades sejam desenvolvidas empregando boas práticas e sejam cada vez mais bem-sucedidas.

A NP ISO 10667 é a primeira norma mundial aplicada ao campo específico da avaliação de pessoas, grupos e organizações em contextos laborais. Publicada originalmente pela Organização Internacional de Normalização (ISO) em 2012 e, novamente, pelo IPQ em Março de 2014 (versão portuguesa), tem como objetivo garantir o rigor e a precisão dos processos avaliativos em gestão de Recursos Humanos, através da definição de boas práticas que, uma vez adotadas, tornam estes mesmos processos mensuráveis e assentes em evidências. Compreende-se aqui a construção de novos processos ou a reestruturação de processos existentes.

A Psicotec foi a primeira consultora certificada nesta norma, em Portugal e em Espanha (onde tem a sua sede), e é a única até ao momento nestes dois países. A Psicotec Portugal presidiu ainda à comissão técnica responsável pela sua tradução, na sequência das iniciativas tomadas para a tradução e divulgação desta norma.

Foi no passado mês de Novembro que a Psicotec Portugal alcançou a sua certificação, estando desde essa altura apta e empenhada na certificação de outras empresas que queiram também garantir a equidade e objetividade dos seus processos de avaliação de pessoas, sejam eles no âmbito de recrutamento e seleção, promoção e planos de sucessão, ou outros, visto esta ser uma norma transversal a todo o ciclo laboral.

“Desde a sua fundação em Espanha, em 1985, que a Psicotec é reconhecida no mercado pela qualidade dos seus processos de avaliação de pessoas. Por isso, quando tivemos conhecimento da existência desta norma através de todo o trabalho desenvolvido pela comissão técnica em Espanha e pelo Prof. José Muñiz (Catedrático da Universidad de Oviedo e único representante Ibérico na criação da Norma), considerámos realmente interessante legitimar os nossos procedimentos, de acordo com uma norma de qualidade a nível mundial que, adicionalmente, nos permite melhorar os nossos serviços”.

A NP ISO 10667 é composta por duas partes: a Parte 1, que estipula os requisitos para o cliente; e a Parte 2, que estipula os requisitos para o fornecedor ou prestador dos serviços de avaliação. A Psicotec Portugal é certificada na segunda parte, pela AENOR, para os serviços de Recrutamento e Seleção e Assessment e Desenvolvimento. “A nossa própria experiência de certificação permite-nos relatar que a norma é flexível e, como tal, de fácil aplicação.

Dado que a avaliação é indubitavelmente a ferramenta mais importante na gestão de pessoas e por acreditarmos nas vantagens acrescidas desta norma para as organizações e, particularmente, para os profissionais de RH, damos a conhecer abaixo alguns dos seus benefícios:

roda

- Prestígio Interno: é exigido à área de RH que acrescente valor. A qualidade e credibilidade técnica inspiram confiança nos outros. Ao aplicar esta norma, os RH facilitam a implementação de qualquer programa, pois tanto gestores como colaboradores têm confiança na sua gestão;

- “Employer Branding”: conseguir esta “marca” conota positivamente a sua imagem no mercado. É através de ações concretas que se consegue verdadeiramente uma reputação de bom empregador e a garantia de que uma empresa desenvolve os seus processos de avaliação de acordo com a norma NP ISO 10667 pressupõe uma importante mensagem para o mercado de trabalho: nesta empresa as pessoas são avaliadas (quer enquanto candidatos, quer enquanto colaboradores no que toca a carreira e, mais tarde, até em questões de reforma) com base em critérios objetivos e de maneira consequente e transparente;

- Melhoria contínua (melhoria de processos, redução de custos e inovação): trabalhar a partir da perspetiva da qualidade permite-nos traçar um conjunto de processos de caráter cumulativo - quanto mais se realizam, maior capacidade se adquire para realizá-los de novo - e a consequência é a aceleração do ritmo de melhoria. Nuns casos esta melhoria é incremental e cinge-se a eliminar debilidades no serviço, mas noutros casos produz-se uma rutura que nos leva à incorporação de um elemento novo. Estamos, então, a melhorar processos, a reduzir custos e a inovar. Devemos destacar que, ainda que a norma não trate especificamente técnicas para a medição, o trabalho sobre os processos de avaliação conduzirá inexoravelmente a uma procura das técnicas mais adequadas;

- Homogeneidade de critérios de qualidade: vivemos num mundo global, em que a flexibilidade geográfica é uma realidade entre os profissionais, e em que, nos processos de recrutamento, a origem ou nacionalidade do profissional procurado é totalmente secundária. Grandes organizações possuem centros de trabalho espalhados por todo o mundo e a sua Direção de RH encontra-se perante o desafio de gerir um numeroso grupo de profissionais caracterizado pela multiculturalidade. Uma gestão eficaz nestes casos implica a descentralização e, neste ponto, é preciso garantir a qualidade dos processos de avaliação, independentemente do local onde estes ocorrem. A NP ISO 10667 é uma ferramenta imprescindível para otimizar a gestão e assume um papel importante nas boas práticas de avaliação das pessoas. Acreditamos que contribuirá também para que entidades reguladoras, outros organismos e a sociedade em geral tenham mais confiança nos processos de avaliação de pessoas em contexto organizacional.

Susana Bogalho,

Diretora Psicotec Portugal