COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

23 Nov. 2015

A estrutura comum nas novas normas ISO

Em termos estruturais as normas ISO 9001 e ISO 14001 de 2015 seguem o Anexo SL desenvolvido pela ISO - International Organization for Standardization, com a finalidade de facilitar a integração de vários sistemas de gestão de uma organização e a leitura e interpretação dos requisitos normativos.

Este Anexo SL descreve o enquadramento para um sistema de gestão genérico, carecendo da adição de requisitos específicos das áreas para se transformar numa norma de sistema de gestão da qualidade ou ambiental funcional.

O documento é composto por várias partes, sendo o Apêndice 2 o que será mais percebido por todos os utilizadores das normas e encontra-se dividido em três setores:

- Estrutura de Alto Nível
- Texto base idêntico
- Termos e definições comuns

A ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015 já adotam o Anexo SL, e todas as normas ISO de sistemas de gestão que sejam revistas ou redigidas de agora em diante também seguirão o Anexo SL e serão compostas pelos elementos acima descritos.

Verifica-se que com as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001 há menor confusão e maior consistência, uma vez que os termos comuns têm a mesma definição e existem requisitos comuns ao longo das duas normas de referência.

A Estrutura de Alto Nível distribui as cláusulas em 10 secções, alinhadas com a abordagem PDCA de modo a dar uma sequência lógica aos requisitos dos sistemas de gestão e propõe texto comum para requisitos muito estáveis dos sistemas de gestão, como sejam a informação documentada, ações corretivas, auditorias internas, revisão pela gestão, entre outros.

Assim, as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001 apresentam a seguinte estrutura:

1. Âmbito
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Contexto da organização
5. Liderança
6. Planeamento
7. Suporte
8. Operação
9. Avaliação de desempenho
10. Melhoria

A Estrutura de Alto Nível não pode ser alterada. No entanto, tratando-se de áreas diferentes, é possível acrescentar subcláusulas e texto específico relativo a cada área. Apresentam-se em baixo um exemplo que mostra as diferenças subcláusulas na ISO 9001 ou na ISO 14001, sendo que a numeração e título da cláusula se mantém.

tabelaPT iso

De uma forma geral houve uma reorganização dos requisitos de sistemas de gestão numa estrutura com uma sequência lógica, atendendo à abordagem PDCA.

A APCER já tem disponível o novo Guia do Utilizador ISO 9001:2015!

Maria Segurado
Gestora de Comunicação