Climate Change, nova área especializada da APCER

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

16 Abr. 2019

Inovação na P&R Têxteis reconhecida pela Certificação NP 4457

A P&R tem como Missão apresentar soluções técnicas de vestuário desportivo inovador, de elevada performance, qualidade e conforto, garantindo o crescimento sustentado do negócio.

Ao longo dos seus 37 anos, a empresa tem prosseguido uma aposta constante em fatores de competitividade, criando valor de modo a satisfazer as necessidades e expectativas de Mercado, numa filosofia de permanente inovação e aprendizagem.

Neste sentido, podemos afirmar que a Inovação faz parte do ADN desta empresa, encontrando-se vertida quer na política de investimentos ao nível da organização, dos processos, mas também dos produtos, e da sua comercialização e utilização por atletas na alta competição (desportiva).

Esta aposta constante na inovação, diferenciação, qualidade, rapidez de resposta, flexibilidade e proximidade ao cliente, bem como responsabilidade social e ambiental, tem feito da P&R uma empresa de referência no sector.

A obtenção da certificação pelo Sistema de Gestão da Inovação, conforme a NP 4457, foi de certa forma, a formalização e reconhecimento da Visão da Administração da P&RSer reconhecida a nível global, destacando-se no segmento de vestuário técnico desportivo, pela qualidade e inovação que confere à sua oferta, agregando valor ao produto final por meios técnicos e inovadores, sempre alinhada com as preocupações sociais, económicas, ambientais e de sustentabilidade.”

A implementação do sistema de gestão passou assim, pela identificação de um conjunto de intervenientes ao nível das estruturas de IDI, com a criação do núcleo de inovação e dos potenciadores da Inovação na P&R, tendo sido criados grupos foco (grupos foco, restrito e alargado), com missões e responsabilidade claramente definidas.

Também ao nível dos mecanismos de formalização, era imperativo cumprir requisitos de funcionalidade, conetividade e ser de utilização acessível por todos (os intervenientes). Para tal foram parametrizadas plataformas digitais para captação, registo e disseminação quer de ideias quer de conhecimento, resultante das atividades de vigilância tecnológica, de mercado e organizacional.

Foi também preocupação da P&R o envolvimento de todos, neste sentido foram realizadas ações de formação não só aos grupos de inovação, mas também de forma mais alargada, aos seus mais de 200 colaboradores, com o objetivo de os envolver na cultura organizacional de inovação da P&R , para que todos, enquanto potenciais veículos de inovação, compreendessem a importância do seu papel na atividade inovadora da empresa, já reconhecida internacionalmente pelos seus “stakeholders”, bem como pelos prémios de inovação já obtidos.

Duarte Nuno Pinto
Fundador da P&R Têxteis