A norma SA8000 surgiu em 1997, publicada pela SAI - Social Accountability International. Tem por base as Declarações de Direitos Humanos da ONU, a OIT - Organização Internacional do Trabalho e outros direitos humanos internacionais, legislação nacional e internacional e normas industriais e códigos de conduta.
A certificação de acordo com esta norma é voluntária e pretende assegurar que as organizações por ela certificadas adotam práticas com o objetivo de proteger os direitos humanos básicos dos trabalhadores.
Uma novidade da edição da SA8000:2014 é o Social Fingerprint®, um conjunto de ferramentas que auxiliam as organizações na medição e melhoria dos seus sistemas de gestão de desempenho social. O Social Fingerprint® permite identificar os pontos fracos do sistema de gestão da organização e orientar a introdução de melhorias específicas e priorização de áreas de atuação.
A SAI disponibiliza, no seu website, o SA8000 Performance Indicator Annex, que estabelece o nível mínimo de desempenho que uma organização certificada deve evidenciar, entre outros documentos que auxiliam a interpretação e implementação da norma, como oSA8000:2014 Guidance Document – Guia de implementação da norma SA8000, com exemplos de metodologias possíveis de implementar para a verificação da conformidade.
A APCER é uma das poucas entidades certificadoras, a nível mundial, que se encontra acreditada pela SAAS - Social Accountability Accreditation Services para a prestação de serviços de certificação em Portugal e Espanha no âmbito da Responsabilidade Social, de acordo com este referencial.
O objetivo das medidas de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, em toda e qualquer organização, é o de assegurar que as pessoas tenham sucesso nestas três dimensões da sua vida. As evidências acumuladas revelam que apoiar os colaboradores no seu esforço para equilibrar o trabalho com a vida pessoal e familiar não é uma questão de “amabilidade”. Conseguir este equilíbrio resulta em benefício para todos os envolvidos, ao impactar de forma positiva na produtividade, na atração de talentos, na motivação e na retenção de força de trabalho.
A certificação efr – Entidade Familiarmente Responsável é promovida pela Fundação Másfamilia, com o objetivo de responder ao atual contexto sócio-laboral marcado pela flexibilidade, competitividade e compromisso. Para implementação do modelo de gestão efr- entidades familiarmente responsáveis as organizações podem orientar-se pela família de normas efr 1000, particularmente pela efr 1000-1: requisitos para a implementação em grandes e médias organizações, e pela efr 1000-2: requisitos para pequenas organizações.
A APCER é parceiro da Fundação Másfamilia para a certificação efr.
Sobre a amfori BSCI
A APCER realiza Auditorias amfori BSCI globalmente.
Com sede em Bruxelas, a amfori é a principal associação empresarial global para o comércio transparente e sustentável.
Desde 2003, a amfori BSCI tem permitido que as empresas negociem com propósito, melhorando o desempenho social ao longo da sua cadeia de fornecimento.
O Código de Conduta da amfori BSCI baseia-se nas mais importantes normas internacionais do trabalho, tais como a Organização Internacional do Trabalho – OIT, Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Convenções das Nações Unidas sobre os direitos da criança e eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, o Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais e outras reconhecidas internacionalmente.
O Código de Conduta define 11 direitos fundamentais para o trabalhador, que os participantes e seus parceiros de negócio se comprometem a implementar ao longo das suas cadeias de fornecimento através de uma abordagem de desenvolvimento passo a passo. É aplicável a empresas de qualquer dimensão, estabelecidas em qualquer parte do mundo e abrange todo o tipo de produtos.
Para ajudar na implementação, a amfori BSCI disponibiliza uma ampla gama de ferramentas e atividades para formar, partilhar informações, monitorizar e influenciar a mudança.
A Sedex (Supplier Ethical Data Exchange) é uma organização global que promove melhorias nas práticas comerciais éticas e socialmente responsáveis na cadeia de abastecimento global.
A SEDEX é a base de uma das plataformas colaborativas líderes a nível mundial para compradores, fornecedores e empresas auditoras afiliadas, onde é armazenada, partilhada e reportada informação acerca do seu desempenho em relação aos quatro pilares da SEDEX: direitos laborais, saúde e segurança, Meio Ambiente e Ética Empresarial.
Ajuda mais de 50.000 membros em mais de 150 países a trabalharem juntos com o objetivo de gerirem melhor o seu desempenho social e ambiental e implementarem medidas para proteger as pessoas, o ambiente e os seus negócios.
A APCER é uma AAC (Affiliate Audit Company - Empresa Auditora Afiliada) da SEDEX.
Auditorias SMETA
As Auditorias SMETA baseiam-se em 2 ou 4 pilares:
2 Pilares
Obrigatórios para qualquer auditoria SMETA - Normas Laborais e Saúde e Segurança, onde são avaliados os seguintes critérios:
4 Pilares
Os dois pilares adicionais para uma auditoria de 4 pilares incluem requisitos ambientais, de uma forma mais extensa, e de ética nos negócios, que aprofundam o aspeto de responsabilidade social das auditorias SMETA.
A Social & Labour Convergence Program é uma iniciativa multissetorial sem fins lucrativos que tem como objetivos eliminar a fadiga de auditoria nas cadeias de abastecimento globais, e melhorar as condições sociais e laborais das empresas inseridas nessas cadeias. É aplicável às indústrias têxtil, de vestuário e de calçado.
Este programa fornece as ferramentas e o sistema para avaliar e comunicar um conjunto de dados comparáveis sobre as condições de trabalho nas organizações, e que podem ser utilizados por todas as partes interessadas do setor.
As organizações são avaliadas com base no Converged Assessment Framework (Quadro de Avaliações Convergentes) (CAF). São recolhidos dados sociais e laborais que podem substituir outras as metodologias de auditoria vigentes.
O CAF tem por base uma Ferramenta de Recolha de Dados (Data Collection Tool) e uma metodologia de verificação: juntas, fornecem as ferramentas necessárias para produzir um conjunto de dados verificados sobre as condições sociais e laborais nas fábricas. As fábricas podem partilhar esses dados verificados com parceiros comerciais, inclusive marcas e detentores de normas. Assim, não será necessária recolha adicional de dados (auditorias).
A adesão ao SLCP envolve três etapas:
A APCER é um organismo verificador aprovado para a realização de verificações SLCP. Tem elevada experiência na realização de auditorias de responsabilidade social e é membro efetivo da APSCA.
Para mais informações visite slconvergence.org



