Pesquisa de Normas

Área de Certificação

Setor

Norma

Sustentabilidade e Desperdício Alimentar

Certificação

A Sustentabilidade e a Redução do Desperdício Alimentar são temas relevantes e indissociáveis que estão na ordem do dia, e com os quais existe uma preocupação crescente das organizações. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano são perdidos ou desperdiçados a nível mundial. Só na União Europeia, o desperdício alimentar estimado é de 88 milhões de toneladas por ano, o que significa que cerca de 20% dos alimentos produzidos são desperdiçados todos os anos. Em Portugal, 1 milhão de toneladas de produtos alimentares são desperdiçadas anualmente, 97 quilos de comida desperdiçada por cada um de nós num ano. 

O desperdício alimentar não representa apenas uma questão moral e social, mas também ambiental, contribuindo em grande escala para o agravamento das alterações climáticas. Existem já várias iniciativas a nível mundial para reduzir o desperdício alimentar, das quais se destacam o ODS 12 - Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, e a Estratégia do Prado ao Prato da Comissão Europeia. 

A APCER desenvolveu esta certificação para organizações que pretendam melhorar práticas de sustentabilidade, reduzir o desperdício alimentar resultante das suas operações, e influenciar as partes interessadas, demonstrando o seu compromisso com a sociedade e contribuindo para um mundo mais verde e mais justo.

Aplica-se a todas as organizações da cadeia de abastecimento alimentar, desde o setor primário (nos casos onde se produzam desperdícios alimentares passíveis de utilização pela indústria), até ao retalho e restauração, incluindo restauração coletiva, assim como a produção de alimentação animal, que pretendam demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade e a diminuição do desperdício alimentar ao longo de todas as suas atividades, com o objetivo de contribuir para o bem-estar social, económico e ambiental.

  

Download Ebook

 

Neste sentido, a APCER associou-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, uma iniciativa nacional que pretende chamar a atenção para a problemática do desperdício alimentar.

Os principais benefícios da implementação e posterior certificação de acordo com este referencial são:

Demonstrar o compromisso com a sustentabilidade e com a redução do desperdício alimentar;

Aumentar a eficiência dos processos produtivos e da cadeia de valor, reduzindo as perdas e custos;

Alinhar a estratégia da empresa com as orientações da EU, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

Melhorar a sustentabilidade da organização e das suas partes interessadas e diminuir a pegada de carbono resultante da sua atividade;

Contribuir para o bem-estar social, económico e ambiental.

Destaques e Tendências

  • ISO 45001

    Segurança, Sistema de Gestão
    Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
  • ISO 14001

    Ambiente, Sustentabilidade, Sistema de Gestão
    Sistema de Gestão Ambiental
  • ISO 9001

    Qualidade, Governance, Sistema de Gestão
    Sistema de Gestão da Qualidade
  • ISO 50001

    Ambiente, Energia, Sistema de Gestão
    Sistema de Gestão da Energia

合作伙伴与表彰

联系方式和支持

值得信赖!

APCER - Contactos e Suporte
flag china
中国|深圳

深圳市南山区粤海街道蔚蓝海岸社区中心路 3331 号中建钢构大厦11楼108

(+86) 755 2680 8403

office.assistant@apcerchina.cn
hk flag
Hong Kong

Daniel Silva

Business Developer

daniel.silva@apcerchina.cn