O grupo APCER disponibiliza serviços de certificação, auditorias na cadeia de suprimentos e treinamento, em qualquer parte do mundo. Com mais de 10 anos de presença no mercado brasileiro, a APCER Brasil ocupa hoje um lugar de referência no seu setor de atividade, como entidade confiável, competente e comprometida com…
24 Nov 2022

SLCP - Social Labour Convergence Program | A alternativa para reduzir auditorias sociais repetidas e duplicadas

O mercado e os consumidores estão cada vez mais atentos às marcas, exigindo que tornem-se mais sustentáveis e demonstrem, efetivamente, as ações implementadas para tornarem-se mais responsáveis a nível ambiental e social.

Esta pressão estende-se a toda a cadeia de valor, de complexidade crescente, uma vez que a ligação a empresas que não respeitem condições de trabalho dignas e os direitos humanos pode causar danos à reputação e aos resultados das marcas. Assim, é prática cada vez mais comum a realização de auditorias sociais a fornecedores, para verificar o cumprimento de códigos de conduta que pretendem assegurar condições de trabalho justas e evidenciar o cumprimento da legislação aplicável, demonstrando o compromisso ético e responsável.

Nos últimos 30 anos, o número de códigos de conduta e referenciais que promovem a responsabilidade social cresceu, levando a que os fabricantes sejam submetidos a auditorias repetitivas e duplicadas, com uso intensivo de recursos, várias vezes por ano.

O Social Labour Convergence Program (SLCP) surgiu com o objetivo de desenvolver uma solução para este problema. Esta iniciativa multissetorial tem como objetivo reduzir a fadiga da auditoria nas cadeias de abastecimento globais, e melhorar as condições sociais e laborais das empresas inseridas nessas cadeias.

O SLCP reuniu diversas partes interessadas para criar e implementar uma ferramenta comum para reduzir o tempo e o dinheiro gastos em auditorias sociais, permitindo, assim, redirecionar as economias destas auditorias para a melhoria das condições de trabalho. Os membros do SLCP desenvolveram a ferramenta Converged Assessment Framework (CAF), que resulta num conjunto de dados verificados, sem julgamento de valor ou pontuação, e pode ser comparado entre países, regiões e níveis. O sistema de TI, composto pelo Gateway e Hosts Credenciados, foi construído para permitir que as empresas partilhem os seus dados verificados com muitas partes interessadas. O objetivo final é obter um relatório verificado de avaliação do SLCP para partilha com as partes interessadas.

De forma simplificada, uma fábrica pode partilhar os seus dados verificados SLCP com as partes interessadas e clientes que assim o desejarem. Os dados verificados pelo SLCP são projetados para serem compatíveis com diferentes normas ou Códigos de Conduta. Tal permite que marcas, varejistas e normas tenham flexibilidade para adicionar a sua própria pontuação ou interpretação aos dados, de acordo com as suas necessidades. Com o SLCP há um enorme potencial para comparar dados ao longo do tempo e entre países, regiões e níveis.

A adesão ao SLCP envolve três passos:

1. Autoavaliação realizada pela organização, ou uma avaliação conjunta com assistência externa, através da resposta a questões sobre as condições das suas instalações.
2. Verificação independente dos dados, por verificadores aprovados pelo SLCP (inclui uma visita ao local e elaboração de relatório).
3. Carregamento dos dados verificados num portal seguro, onde os utilizadores autorizados pelo SLCP podem aceder aos dados com a permissão da organização.

As instalações que pretendam aderir ao SLCP podem selecionar 3 âmbitos diferentes durante o processo de avaliação. Todas as instalações devem avaliar o âmbito 1, podendo também escolher os âmbitos 2 e 3 para obter informações adicionais.

1. Essencial: foca-se nas questões de conformidade social e de trabalho, principalmente relacionadas com as Normas Internacionais do Trabalho e com a Lei Nacional do Trabalho.
2. Progressivo: Inclui o âmbito 1. Concentra-se em sistemas de gestão e tópicos adicionais às questões de conformidade social e de trabalho menos críticos.
3. Avançado: Inclui os âmbitos 1 e 2. Tem perguntas que vão além das normas do setor de responsabilidade social, não são exigidas por leis nacionais ou internacionais e procuram elevar o bem-estar no local de trabalho e o impacto na comunidade.

Inicialmente, o SLCP aplicava-se às indústrias têxtil, de vestuário e de calçado, estando a expandir-se a outros setores, como têxteis para o lar, mobiliário, e a explorar oportunidades nos mercados de bens de consumo de forma mais ampla.

Desde o seu lançamento em 2019, o programa tem crescido exponencialmente. No final de 2021, o SLCP tinha sido lançado em 56 países e regiões, existiam 6.458 instalações registradas no Gateway e o número de avaliações verificadas aumentou 165% face ao ano anterior, para 4440.

A adesão à verificação SLCP permite aumentar a transparência nas cadeias de abastecimento, reduzir a necessidade de auditorias sociais repetitivas, duplicadas e em pequenos intervalos de tempo e redistribuir os recursos da sua organização para melhorar as condições de trabalho.

Escolha a APCER para ser sua parceira na verificação SLCP. Contamos com uma vasta experiência em auditorias de responsabilidade social, somos membro efetivo da APSCA, e organismo verificador aprovado para a realização de verificações SLCP na China.

Pode confiar!

Susana Pacheco
Supply Chain Unit Leader | APCER

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre nossos serviços de certificação, auditoria e treinamento.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance