A certificação GOTS é reconhecida internacionalmente como uma norma líder em sustentabilidade na indústria têxtil, abrangendo critérios ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Atualmente na versão 7.0, a norma oferece uma solução abrangente para as empresas que desejam produzir têxteis orgânicos, garantindo a conformidade com a diligência devida…
28 Jun. 2021

APCER | Plano de Recuperação e Resiliência pela Formação

A APCER Education & Training foi criada, em 2010, com o principal objetivo de ajudar profissionais e organizações a capacitar os seus talentos na área da certificação de sistemas de gestão.

O inquestionável know-how nesta matéria, associado às competências técnicas e pedagógicas da equipa interna e de formadores possibilitou o desenvolvimento de uma oferta de formação profissional de qualidade e consistentemente alinhada com as necessidades exigidas pela implementação, certificação e melhoria contínua de sistemas de gestão.

Ao longo desta década de atuação, a APCER tem vindo a enriquecer a sua oferta formativa, em estreita ligação com as tendências de negócio e mercado, explorando diversas áreas temáticas de interesse, nomeadamente, Agrifood, Certification, Climate Change, Forest, IT Security e Supply Chain.

Estes domínios de intervenção integram programas de formação altamente especializados, em percursos de aprendizagem multidisciplinares e/ou setoriais, que conferem conhecimentos estruturantes, bem como o reconhecimento de qualificações e competências profissionais, com especial destaque para a certificação de pessoas e auditores. É, por exemplo, o caso das Especializações Avançadas em “Auditing Skills Improvement”, na “Gestão Integrada da Segurança da Informação e na “Qualificação do Encarregado de Proteção de Dados (EPD/DPO)”, entre outras.

Toda esta dinâmica está muito orientada para a aplicação prática em contextos empresariais, potenciando também a credibilidade da vertente de Formação Incompany. Neste domínio, a APCER procura ter “a solução” para cada pedido específico, refinando o nível de customização dos cursos disponibilizados nos locais de trabalho dos clientes. Por reconhecer a singularidade das organizações, cada solicitação é sempre encarada como um novo desafio para criar soluções que incrementem, de forma sustentada, aprendizagens individuais e de equipas e níveis de desempenho das organizações.

Em qualquer vertente de atuação, o foco é o de garantir a qualidade e consistência dos cursos disponibilizados nas diversas modalidades (formação presencial, virtual ou modelo híbrido) e horários de interesse (laboral, pós-laboral e misto).

A APCER apoia também a dinamização e consolidação da estratégia de internacionalização dos seus clientes, adaptando a oferta e conteúdos formativos às especificidades dos mercados em que intervenham, o que tem vindo a acontecer, por exemplo, no Brasil, Espanha e EMEA.

Num mundo em mudança, exigindo agilidade na atualização e reskilling de conhecimentos e competências, a APCER Education & Training reconhece a importância de promover a distinção e resultado prático da aprendizagem com os diferenciais de qualidade, especialização e inovação que pessoas e organizações necessitam para atingir desempenhos adequados. Pretende prosseguir a sua aposta ambiciosa na qualificação e treino das competências do tecido empresarial português, respondendo prontamente a necessidades emergentes, independentemente do contexto. A este propósito, destacamos a resposta rápida à gestão da pandemia, com a abordagem formativa sobre a solução COVID Safe, ou mesmo na adaptação ao teletrabalho com uma vasta oferta formativa consolidada em soft skills, onde se destacam, por exemplo, as áreas de organização do trabalho, liderança e gestão de equipas virtuais.

Os profissionais e organizações podem assim encontrar na APCER a formação de referência nos segmentos clássicos da certificação de sistemas de gestão, produtos e serviços, mas também a resposta para os desafios de recuperação e resiliência empresariais, abrangendo dimensões como a inovação, a transição climática e a transformação digital e a proposta de soluções formativas eficazes para setores de atividade específicos, como é o caso da fileira alimentar ou das florestas.  Pode confiar!

Dora Gonçalo,

Education & Training Unit Leader, APCER