COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

23 Jul. 2015

Gestão do risco é enfoque na revisão das normas ISO

Olivier Peyrat, diretor-geral da AFNOR e vice-presidente da ISO, International Organization for Standardization, anunciou durante o Fórum uma revisão, para setembro, dos standards ISO 9001 e 14001, ambos bandeiras da organização a nível internacional.

A ISO tem atualmente 163 membros, uma organização cujo propósito é produzir standards internacionais, sendo uma boa parte destes standards utlizada nas situações de certificação. Em Portugal, o membro ISO é o IPQ, Instituto Português de Qualidade. De acordo com Olivier Peyrat, vice-presidente ISO, o IPQ é uma instituição “muito reconhecida internacionalmente e é importante para a ISO ter esta proximidade ao mercado para ter a certeza que temos em conta todas as especificidades culturais, que não devem impedir ISO de criar normas internacionais”.

“Em finais de setembro”, anuncia Peyrat, “será publicada a nova versão de ISO 9001 e 14001, bandeiras da organização e muito conhecidas em Portugal, no Cazaquistão, na Mongólia, China, enfim mundialmente. Por isso é muito importante ter o melhor feedback dos utilizadores das normas, porque estas serão utilizadas para propósitos de certificação, mas a certificação não é um fim em si. A certificação é utilizada para construir confiança entre empresas e clientes e por esta razão é importante ter em conta peculiaridades que existem na Ásia e na Europa porque as pessoas não trabalham apenas no seio da Europa ou Ásia ou América, tentam trabalhar internacionalmente. Estes são os benefícios trazidos às empresas através das standards internacionais”, explica Olivier Peyrat.

Em relação à revisão da ISO 9001 e 14001, existe um esforço de tentar alinhar estes standards. A primeira versão dos standards ISO 9001 foi publicada em 1987e evoluiu ao longo dos anos de forma a ter em conta a noção de processo e a noção de risco. “A versão mais recente coloca o enfoque na noção de risco, aliás, na gestão do risco, como mitigar os riscos e como identificar os riscos. Podemos dizer que é o próximo passo, porque estava no limbo, mas estava escondido e agora é explícito. A gestão do risco é uma das maiores evoluções/melhorias na nova versão de ISO 9001. Mas, dado que existe uma noção de alinhamento entre 14001, sistema de gestão ambiental, a ISO está a trabalhar ao mesmo tempo nos sistemas de gestão da segurança e queremos que aquelas organizações que desejam implementar uma abordagem de um sistema de gestão que trata da qualidade num sentido mais lato, com ambiente e segurança, possam combinar estes sistemas”. O vice-presidente da ISO frisou que tanto em Portugal como mundialmente “é importante perceber como tratam culturalmente estas questões e dar a entender que o podem fazer simultaneamente se assim o desejarem. Nada é mandatório. Trata- se de ajudar clientes, fornecedores, companhias de seguros. A confiança é essencial e em muitos casos a certificação é essencial”.

De acordo com Peyrat, a questão do enfoque no risco vem do facto de a comunicação ser muito expansiva e quando algo acontece a informação é instantânea. “As pessoas estão cada vez mais adversas ao risco, querem escolher os riscos a que se submetem. Por exemplo, quando conduz um carro, é uma escolha. Mas se uma empresa tem uma política ambiental errada, provavelmente não sabe, mas não quer que isso aconteça. As pessoas receiam que algo que acontece algures no planeta possa acontecer por perto e isso traz grande pressão aos administradores de empresas, que têm de demonstrar que tudo fizeram para mitigar os riscos e evitar certos problemas.”

In Vida Económica 26.jun.2015

Olivier Peyrat