Brasil (PT-BR)

Estamos Presentes! #Vamosconfiar

There is no translation available.

A seriedade da situação que enfrentamos levou a APCER a tomar decisões para proteção de todos aqueles com quem tem o privilégio de se relacionar.

Os nossos escritórios em Portugal, Espanha e Brasil estão fisicamente encerrados sendo que a equipe profissional da APCER mantém a sua total disponibilidade e operacionalidade de forma remota.

Marcado sob
14 Mai 2014

Brasil tem mais de 6,430 milhões de hectares certificados e 1025 empresas com certificação FSC®

There is no translation available.

O FSC, Forest Stewardship Council®, é uma organização independente, não-governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.

Fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento global, o FSC é um fórum pioneiro que reúne vozes do hemisfério norte e sul, para definir o que é um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável, e identificar ferramentas que promovam uma mudança positiva e duradoura nas florestas e nos povos que nela habitam.

Através de seu sistema de certificação, o selo FSC reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra.

O FSC tem sede em Bonn, na Alemanha, e é representado nacionalmente em mais de 70 países ao redor do mundo. No Brasil, desde 1996, um grupo de trabalho articulava as decisões em torno do FSC, iniciativa esta, que se formalizou em 2001 no Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil.

A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica.

Os dez princípios do FSC são:
Obediência às leis, tratados, convenções e acordos ratificados pelo país;
Respeito aos direitos dos trabalhadores e seu bem-estar social e econômico;
Respeito aos direitos dos povos indígenas e tradicionais;
Relações com a comunidade que contribuam para manter ou aumentar o bem-estar social e econômico local;
Uso múltiplo dos produtos e serviços da floresta, aliando sustentabilidade econômica com benefícios ambientais e sociais;
Cuidar dos valores da floresta e minimizar os impactos ambientais;
Plano de manejo consistente com as políticas e objetivos da organização, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco;
Monitoramento e avaliação do plano de manejo e de seus impactos feito de forma participativa, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco das atividades;
Manter e/ ou melhorar as áreas de alto valor de conservação na unidade de manejo;
Implementação das atividades de gestão, de acordo com as políticas econômicas, ambientais e sociais e dos presentes princípios e critérios.

A certificação FSC é um sistema de garantia internacionalmente reconhecido, que identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do bom manejo florestal.

Todo empreendimento ligado às operações de manejo florestal e/ou à cadeia produtiva de produtos florestais, que cumpra com os princípios e critérios do FSC, pode ser certificado.

Atualmente existem duas modalidades de certificação:
Manejo Florestal que garante que a floresta é manejada de forma responsável, de acordo com os princípios e critérios da certificação FSC, e;
Cadeia de Custódia, que garante a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima que sai das florestas até chegar ao consumidor final.

Atualmente, e de acordo com informação do FSC – Forest Stewardship Council, o Brasil possui 6.438 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal e envolve 104 operações de manejo, entre áreas de florestas nativas e plantadas. O país ocupa o 6º lugar no ranking total do sistema FSC enquanto na modalidade de cadeia de custódia, o Brasil conta com aproximadamente 1025 certificados, com uma taxa de crescimento de um novo empreendimento certificado a cada dia.

O FSC Internacional (FSC IC), através da Accreditation Services International (ASI) estabelece regras para o credenciamento das certificadoras que serão responsáveis pela liberação do selo FSC. Para garantir a credibilidade e acompanhar a evolução da certificação mundial, as certificadoras são monitoradas constantemente pela ASI.

A APCER Brasil, como representante da Swiss Association for Quality and Management Systems (SQS), tem até o momento, 225 certificados emitidos de acordo com FSC cadeia de custódia, representando 17% do número total de certificados emitidos no Brasil. Ressaltamos que existem no Brasil 13 entidades certificadoras acreditadas para FSC Cadeia de Custódia.

Os principais benefícios para os produtores florestais são preços melhores, pois a procura por madeira certificada é grande e aumenta a acessibilidade ao mercado internacional, especialmente europeu; o aumento de produtividade, trabalhadores treinados em técnicas de manejo florestal reduz o desperdício na floresta; e a melhoria de imagem, para empresas que trabalham com o setor madeireiro, o certificado FSC traduz a responsabilidade socio ambiental com o manejo da floresta.

Relativamente aos beneficiadores e revendedores a garantia de origem, o reconhecimento do mercado e a responsabilidade social são os principais benefícios.

Para os consumidores os dois principais benefícios são a garantia de origem, ao comprar produtos certificados, o consumidor consciente sabe que aquela matéria-prima florestal foi explorada através de técnicas de manejo, e em que foram aplicadas localmente as leis ambientais e trabalhistas; e a contribuição para a causa, ao escolher um produto certificado, o consumidor está premiando as empresas responsáveis que respeitam toda a legislação, o direito dos trabalhadores e da comunidade, além de obedecer todos os padrões estabelecidos para um bom manejo da floresta.

A APCER Brasil empenha-se em prestar serviços de valor acrescentado, contribuindo para a melhoria dos processos e desempenho das organizações, tornando-as mais sustentáveis, produtivas e competitivas.

Para mais informações contatar os nossos serviços.

André Ramos
Gestor de Produto APCER Brasil

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial