Brasil (PT-BR)

Estamos Presentes! #Vamosconfiar

There is no translation available.

A seriedade da situação que enfrentamos levou a APCER a tomar decisões para proteção de todos aqueles com quem tem o privilégio de se relacionar.

Os nossos escritórios em Portugal, Espanha e Brasil estão fisicamente encerrados sendo que a equipe profissional da APCER mantém a sua total disponibilidade e operacionalidade de forma remota.

Marcado sob
24 Abr 2014

A inovação na certificação para o novo consumidor

There is no translation available.

O crescimento da população mundial prevê mais de 9 bilhões de pessoas em 2050, e o crescimento econômico em diversos países pressiona o setor alimentar para enfrentar o desafio de suprir as necessidades alimentares de toda a população.

Para atender a estas necessidades, a produção alimentar terá que duplicar nos próximos 40 anos com base em pilares sustentáveis, uma vez que o planeta está sofrendo diversas alterações provocadas pelo desenvolvimento das sociedades.

Os consumidores, cada vez mais conscientes do impacto das alterações climáticas, sabem que este é um fator relevante e que deve ser prioritário no mundo empresarial. Desta forma, esta começa a ser uma exigência do mercado do século XXI: a escolha de alimentos saudáveis e de origens sustentáveis.

A sinergia que o consumidor final procura entre alimento e saúde, aliada cada vez mais à qualidade e segurança alimentar, torna-se uma oportunidade vantajosa e competitiva de inovação e diferenciação para toda a indústria agroalimentar.

É fundamental Inovar! A indústria agroalimentar, para inovar tem que transformar o conhecimento e exigências dos consumidores, em novos produtos e serviços, ou novos processos e métodos de trabalho.

Neste seguimento, existem algumas normas de certificação que podem ajudar a indústria a demonstrar o seu compromisso com a viabilidade econômica, a gestão socialmente benéfica e ambientalmente responsável, entre os quais a RPSO, a UTZ e o MSC:

• A RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil) foi criada com o intuito de aumentar e promover a utilização de óleo de palma sustentável e envolvimento de todas as partes interessadas. Através da certificação RSPO de todos os operadores de cadeia de fornecimento, é possível assegurar a rastreabilidade do óleo de palma e garantir que o mesmo é sustentável.
  • A UTZ (Cadeia de Responsabilidade) baseia-se num sistema de rastreabilidade e define as regras para a produção e abastecimento responsável do café, chá e cacau. A UTZ demonstra aos consumidores finais e outras partes interessadas a preocupação da organização com os impactos da sua atividade no ambiente e na sociedade, englobando requisitos gerais de gestão, de rastreabilidade, boas práticas agrícolas e aspectos ambientais e sociais específicos.
  • O MSC (Marine Stewardship Council) baseia-se nas melhores práticas de rastreabilidade e garante que os produtos são provenientes de uma pesca sustentável. A certificação MSC (Cadeia de Responsabilidade) permite excluir da cadeia de fornecimento peixe capturado ilegalmente. Esta prática é um problema sério, causando danos irreversíveis no ecossistema marinho, nos meios de subsistência e na indústria do peixe em todo o mundo. Os rótulos em produtos desta origem devem fornecer informações sobre as espécies, a fonte de pesca e qualquer informação sobre a sustentabilidade do produto.

Considerando o conhecimento como a base da geração de riqueza nas sociedades avançadas, e a investigação e o desenvolvimento um dos pilares da criação desse conhecimento, é na inovação que se encontra o meio de transformar esse conhecimento, em desenvolvimento econômico e na sustentabilidade das sociedades.

Andreia Magalhães
Gestora de Projeto e Negócio APCER

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial