Brasil (PT-BR)
  • Certificação

ISO 45001 | Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho

There is no translation available.

A norma ISO 45001 - Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use, pretende ser uma ferramenta para ajudar a estabelecer e melhorar o ambiente de trabalho em matéria de saúde...

Marcado sob
08 Jan 2016

A ISO 14001:2015 e o ciclo de vida

There is no translation available.

A ISO 14001:2015, referência mundial para sistemas de gestão ambiental, foi publicada em 15 de setembro de 2015. Esta nova versão responde às tendências mais recentes, como a análise de risco e oportunidades, um maior compromisso da liderança e envolvimento das partes interessadas.

De acordo com a nova versão da norma, a implementação de um sistema de gestão ambiental pode contribuir para o pilar ambiental da sustentabilidade através da melhoria do desempenho ambiental, do cumprimento das obrigações de conformidade e do cumprimento dos objetivos ambientais, adotando uma perspectiva de ciclo.

A norma inclui várias alterações, incluindo alterações ao nível do sistema de gestão e alterações especificamente ambientais. Nestas últimas incluem-se:

- Definição clara dos resultados pretendidos de um sistema de gestão ambiental;
- Pensamento baseado no ciclo de vida;
- Comunicação interna e externa;
- Ênfase na melhoria do desempenho ambiental.

Relativamente ao ciclo de vida, além do requisito de gestão de aspectos ambientais relacionados com as suas atividades, produtos e serviços, as organizações devem considerar aqueles que podem influenciar considerando uma perspectiva de ciclo de vida (secção 6 da norma).

A norma não exige uma análise de ciclo de vida formal, mas requer que as organizações analisem cada etapa que pode estar sob seu controle ou influência, tal como design e desenvolvimento, aquisição de matérias-primas, produção, transporte ou fornecimento, utilização, tratamento de fim-de-vida e o destino final dos seus produtos e serviços.

Adicionalmente, a secção 8 (Operacionalização) define mais detalhadamente os requisitos relativos à perspectiva do ciclo de vida, principalmente:

- Estabelecimento de controles para assegurar que os requisitos ambientais sejam tratados no design e desenvolvimento;
- Requisitos ambientais para a aquisição de produtos e serviços;
- Comunicar os requisitos ambientais a fornecedores e contratados;
- Quando necessário, disponibilizar informação ambiental chave sobre o ciclo de vida dos produtos e serviços (ex.: tratamento de fim-de-vida e destino final).

De uma forma geral, a ISO 14001:2015 requer uma abordagem estruturada a todos os aspectos dos produtos e serviços com uma forte referência à perspectiva do ciclo de vida, tendo em conta o contexto da organização, os aspectos ambientais significativos, obrigações de conformidade e riscos associados a ameaças e oportunidades.

Maria Segurado
Gestora de Comunicação

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial