• Artigos APCER

Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

A NP 4552:2016 define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, ...

17 Jul. 2019

NP 4552:2016 | Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

O conceito de equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar pretende descrever o nível de priorização entre o trabalho de um indivíduo e a vida privada. Considera-se que é alcançado um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e familiar quando o direito de um indivíduo a uma vida realizada dentro e fora do trabalho remunerado é aceite e respeitado como norma - para o benefício do indivíduo, dos negócios e da sociedade.

A conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar é um tema regular nas propostas da Comissão Europeia sobre o futuro da política social europeia, que promovem uma mudança da dicotomia trabalho-lazer para padrões mais complexos de uso do tempo. Possibilitar um melhor equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar dos trabalhadores ao longo do ciclo de vida tem sido uma meta da política da União Europeia, uma vez que é fundamental garantir que o trabalho seja sustentável para todos.

Na Europa é notória a crescente adoção de medidas de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, principalmente no que respeita a horários de trabalho mais flexíveis, possibilitando novas combinações de trabalho, educação e formação, responsabilidade social e lazer, num ciclo de vida mais integrado, com medidas associadas que vão além dos direitos tradicionais dos trabalhadores à igualdade de tratamento no emprego e na segurança social.

A nível nacional existe, também, um grande enfoque no tema da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, tendo sido publicada, em 2016, a norma portuguesa NP 4552 que define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Esta norma aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, personalidade jurídica ou atividade, que pretendam demonstrar o seu compromisso com o objetivo da conciliação enquanto critério de gestão compatível com a sua estratégia e integrado nos seus processos.

Com esta norma, as organizações demonstram o respeito por princípios e valores que visam melhorar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral das partes interessadas em matérias de conciliação. Como principais benefícios da implementação e posterior certificação de acordo com este referencial destacamos a atração e retenção de talentos, o aumento da produtividade e competitividade, a melhoria da imagem corporativa e da marca, e a atração de investimentos socialmente responsáveis.

A APCER tem vindo a promover ações de divulgação e esclarecimento sobre a NP 4552:2016. Convidamo-lo a assistir aqui à gravação do webinar realizado pela APCER sobre este tema.