Evento | ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária

NOVA DATA! Durante a tarde do dia 14 de novembro, no Porto, irá decorrer o seminário ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária com participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

28 Out. 2019

Serviço em Lavandaria Industrial: a excelência pela Qualidade

Porquê a Netsal se Certificou?

A Netsal é uma Lavandaria Industrial sediada na ilha do Sal, em Cabo Verde. Está vocacionada para fazer a limpeza e tratamento de roupas industriais, principalmente para o sector turístico, mas também para os demais sectores. É filial da empresa Águas de Ponta Preta, empresa esta que presta os serviços básicos de água, energia e saneamento ao sector Hoteleiro da Cidade de Santa Maria.

Estamos inseridos num mercado muito desafiador, já que temos os operadores turísticos e seus clientes com exigências em tudo iguais às da Europa. A Netsal, consciente desta realidade, tudo tem feito para contribuir para a competitividade da ilha do Sal, investindo em tecnologia de última geração, na formação dos seus colaboradores e na apresentação de garantias de um serviço de excelência.

Para tal, em 2012, a Netsal decidiu implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 (SGQ).

Nestes 7 anos de vivência do SGQ, conseguimos assegurar a conformidade dos nossos serviços, a satisfação dos Clientes e a melhoria contínua dos processos, o qual têm contribuído para o desenvolvimento de uma forma sustentável.

Vantagem da Implementação da Norma ISO 9001 para a Netsal

Penso que as vantagens de implementação da norma ISO 9001 na nossa empresa são evidentes no rendimento e na eficiência da actividade. A melhoria em termos de competitividade, permitiu com que os nossos processos passassem a ser muito mais organizados, seguindo uma parametrização e um padrão de qualidade que muito tem vindo a contribuir para a progressão contínua em termos de produtividade da nossa empresa. Igualmente, registamos uma redução de custos operacionais, pois hoje em dia nota-se claramente uma considerável diminuição nos índices de erros e dos problemas para exercer as actividades diárias, evitando-se assim perdas de tempo em correções de falhas e poupando recursos em retrabalhos.

Em termos de competitividade, a nossa empresa passou a ser muito mais credível pelos clientes e demais stakeholders. Além do mais, a aposta constante na formação dos colaboradores tem feito com que os nossos profissionais tenham tido maior entrega e interesse em fazer parte da equipa de trabalho, uma vez que reconhecem o interesse da empresa em melhorar não só os serviços externos, como melhorar as condições internas dos próprios trabalhadores.

De há uns anos para cá, noto claramente uma diferença na forma dos trabalhadores exercerem as suas funções, desde o momento em que passaram a perceber e a entender exatamente o que fazer e como fazer, tornando as suas acões muito mais ágeis e eficientes. Portanto, pela experiência tida até então, posso dizer que a implementação da Norma ISO 9001 unificou a nossa forma de trabalhar e aumentou muito a nossa produtividade, tendo trazido os beneficios referidos anteriormente e uma melhor integração dos nossos profissionais que hoje são mais conscientes dos seus trabalhos, fazendo-o de forma mais organizada, sendo muito mais assertivos e produtivos do que há uns anos atrás.

Dificuldades encontradas

Sendo que estamos localizados num país de parca cultura industrial, a descrição e implementação dos processos na fase inicial, constituiu o maior desafio a nível interno, mas com o empenho e motivação da equipa foi superado.

Umas das maiores dificuldades encontradas até então, sem dúvida alguma, passa pela insularidade do contexto, as dificultades logísticas e a excessiva burocracia dos processos de importação de materiais e equipamentos no país.

Porquê a escolha da APCER?

A APCER é uma entidade certificadora não só muito conhecida em Cabo Verde, como reconhecida em termos internacionais.

A experiência que temos tido é que os seus auditores têm contribuído de uma forma construtiva para a melhoria do nosso SGQ levando-nos a afirmar que a APCER constitui um parceiro credível para conseguir a qualidade pretendida para a nossa empresa.

Evanísia Fonseca
Diretora Técnica-Comercial e Produção