Climate Change, nova área especializada da APCER

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia...

08 Jan. 2020

Excellence in Technology Solutions

A Pamafe Informática foi criada em 1998 e, desde a sua fundação, aposta no fornecimento de serviços e soluções de TI, de excelência.

Em 2008, como resposta às então exigências externas à organização, a Pamafe adotou o referencial ISO 9001.

Esta certificação proporcionou e, ainda nos dias hoje, proporciona benefícios tais como:

- Melhoria da satisfação dos clientes;
- Desenvolvimento e promoção de uma cultura de melhoria contínua;
- Melhoria do desempenho organizacional;
- Fornecimento de forma consistente de produtos e serviços que satisfaçam os requisitos internos, os de clientes e as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis;
- Confiança na organização pelas partes interessadas;
- Melhoria da competitividade;
- Obtenção de valor acrescentado para a organização.

No entanto, os desafios dos mercados não param e, diariamente, os nossos clientes, elevam o nível de expectativas e exigências, para o qual temos de estar preparados para corresponder adequadamente.

Qualidade, Inovação, disponibilidade dos serviços e segurança da informação são usualmente requisitos para os serviços e soluções que atualmente a Pamafe fornece.

A implementação da ISO/IEC 20000-1 e da ISO/IEC 27001 proporcionou-nos exatamente isso: corresponder aos padrões de exigência e excelência dos nossos clientes.

Este processo implicou a realização de investimentos, que consideramos, que serão certamente compensados a curto prazo.

Como principais fatores críticos de sucesso, identificámos:

- Comunicação interna dos requisitos e benefícios do projeto para o negócio;
- Envolvimento e competência das pessoas;
- Identificação clara de papéis e responsabilidades: Sponsorship, Project Manager, Chief information Security Officer, Configuration Manager, Change Manager, Incident & Problem Manager, etc.;
- Estabelecimento de objetivos estratégicos para o projeto;
- Metodologia AGILE;
- Integração das boas práticas da organização nos sistemas de gestão de serviços e de segurança da informação;
- Garantia que os subsistemas de gestão de serviços e de segurança da informação fizessem parte de, e estivessem integrados com os processos da organização e com a estrutura de gestão global;
- Disponibilização de recursos humanos, técnicos, de informação e financeiros.

Como maiores ganhos na implementação da ISO/IEC 27001, identificamos:

- Adoção de uma cultura de Segurança da Informação, através da adoção de melhores práticas de segurança da informação;
- Identificação proactiva das ameaças e vulnerabilidades;
- Gestão e minimização dos riscos de segurança de informação;
- Resposta a incidentes de segurança de informação ordenada e minimização dos impactos na SI;
- Garantia de continuidade dos serviços;
- Cumprimento de requisitos contratuais, da legislação e normativos aplicáveis em matéria de segurança da informação.

Como maiores ganhos na implementação da ISO/IEC 20000-1, identificamos:

- Maior alinhamento entre os níveis de serviço acordados com os clientes e os níveis de serviço acordados com fornecedores externos;
- Melhoria do controlo dos itens de configuração e consequentemente melhoria dos serviços;
- Otimização do controlo sobre as alterações efetuadas nos serviços e no Sistema de Gestão de Serviços;
- Melhoria da gestão da disponibilidade (identificação dos riscos de disponibilidade, adoção de requisitos e metas de disponibilidade, monitorização contínua);
- Garantia da continuidade dos serviços;
- Melhoria do controlo financeiro dos serviços pela adoção de procedimentos para a orçamentação e contabilização dos serviços;
- Melhoraria do desempenho do Sistema de Gestão de Serviços (SGS) e dos serviços.

Cerca de 10 anos após a certificação do sistema de gestão da qualidade e de 1 ano após a certificação dos sistemas de gestão de serviços e de segurança da informação, consideramos o processo de certificação, como um motor indutor que permite aportar desenvolvimento, competitividade e valor acrescentado à Pamafe, aos seus serviços e soluções, e aos seus clientes.

Clara Pereira
Corporate Compliance Officer