COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

10 Ago. 2020

Planear com antecedência: a nossa estratégia no combate à pandemia de COVID-19

Em meados de janeiro de 2020 recebemos uma comunicação de um dos nossos clientes, interrogando-nos sobre o nosso plano de contingência para fazer face ao surto de SARSCOV.

Apesar de nesta altura em Portugal ainda se tratar o vírus como algo contido no continente Asiático, foi decidido pela Administração do Schmidt Light Metal Group formar de imediato uma equipa para gestão de (potencial) crise e tomar medidas que assegurassem a continuidade do negócio e da produção em caso de pandemia.

No dia 29 de janeiro teve lugar a reunião para nomeação desta equipa e foi decidido adquirir material de proteção individual para várias semanas, aumentar o stock de matéria prima, componentes e matérias essenciais ao processo produtivo.

Em meados de fevereiro o plano de contingência estava elaborado, diretores, responsáveis de departamento e chefias, receberam formação sobre o plano e como atuar em caso de suspeita. Foram instalados dispensadores de álcool gel e disponibilizado spray desinfetante.

Quando em março foi declarado o estado de alerta estávamos preparados para atuar, para colocar o nosso plano em ação. Desde esse dia que todos trabalhamos de máscara, do chão de fábrica à Administração, mantemos distâncias de segurança, fazemos um healthcheck à entrada, entre muitas outras medidas.

Sabemos que muito do que conseguimos fazer, sobretudo nos primeiros dias do estado de alerta, só foi possível devido à nossa antecipação e preparação, a uma Administração atenta e disposta a investir na proteção dos colaboradores, mesmo sem saber se seria necessário.

Apesar de todas as dificuldades, constrangimentos e ansiedades, permanecemos sempre a trabalhar, com equipas mais reduzidas é certo, o que em muito devemos ao sentimento de Equipa e Responsabilidade das nossas pessoas.

Quando tomei conhecimento da existência da certificação COVID-SAFE de imediato contactei a APCER, pois considero que a atribuição deste selo é uma garantia para os nossos colaboradores, clientes e parceiros, de que tudo fazemos para os manter em segurança e que as medidas que instituímos são de facto boas práticas a seguir.

É para nós um orgulho sermos a primeira empresa da indústria de componentes automóveis, bem como a primeira fundição em Portugal, a obter esta certificação.

Continuaremos a trabalhar diariamente para manter as nossas pessoas seguras. Unidos pelos nossos valores, sairemos com certeza vencedores!

Patrícia Villas-Boas

People & Communication Director