COVID SAFE para restabelecer a confiança

Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

12 Nov. 2020

Francisco A. Vidinha | Testemunho sobre todo o processo de certificação

A empresa Francisco A. Vidinha – Despachante Oficial, está certificada segundo o referencial NP EN ISO 9001, desde 2010, tendo-se efectuado recentemente a 3ª renovação do certificado.

Principais desafios

Como principais desafios e por ordem da sua ocorrência, poderemos elencar:

• a tomada de conhecimento dos requisitos a que nos propusemos voluntariamente dar resposta;
• torná-los entendíveis pela organização;
• ponderar em como formalizar as boas práticas que a organização já possuía;
• assimilar novos conceitos e abordagens às formas e ferramentas, a usar para o cumprimento dos requisitos, de onde a gestão poderia vir a retirar mais valias;
• manter o envolvimento dos colaboradores na melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Os desafios acima citados, advêm de uma perspectiva de análise interna e já na implementação do referencial, no entanto há que reconhecer que o principal desafio foi colocado externamente pelo mercado, pois os “Clientes” apontavam como potencialmente necessária a certificação dos seus fornecedores a médio e/ou longo prazo.

A decisão de avançar para a certificação, por muito ponderada que o seja, traz também o desafio para uma imperativa reflexão sobre o proveito (mensurável ou não) da sua implementação. Os custos directos e indirectos afectam e, muitas vezes, minimizam ou obscurecem os benefícios obtidos ou a serem alcançados a longo prazo. Trata-se de um processo que requer um esforço monetário assinalável e para o qual há muitas das vezes dificuldade em entender qual o seu proveito ou retorno do investimento.

Vantagens para a organização

Com a implementação do referencial, é evidente e expectável a implementação de melhorias, trazendo novas ferramentas e abordagens. Os processos foram sistematizados e passaram a ser melhor monitorizados, disponibilizando à gestão dados que poderá usar. A implementação do Sistema de Gestão conduziu a uma melhoria no uso das TIC, melhorando a segurança dos dados tratados. Os clientes, de forma indirecta, por certo se encontram mais agradados e seguros.

No nosso caso, as fidelizações dos clientes mantêm-se, já que a qualidade dos serviços sempre foram as necessárias e respondem às expectativas dos clientes, no entanto, prevalecem as questões:

- E se não fossemos certificados?
- Como estaríamos?
- Será que o grau de fidelização ainda se manteria?
- Será que ainda estaríamos no mercado?

Apesar da conjuntura em que vivemos e na incerteza dos tempos que se avizinham, a nossa postura foi e será apostar na certificação, de forma a minimizar esses possíveis riscos.

Francisco Vidinha
Despachante Oficial