Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

05 Jan. 2021

Testemunho | F3M Information Systems

A F3M Information Systems fundada em 1987, em Braga - atualmente em Aveiro, Lisboa, Portalegre, Luanda e Maputo - é uma das maiores empresas portuguesas especializadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Conta com profissionais altamente qualificados que trabalham diariamente para fornecer as melhores soluções tecnológicas aos seus clientes. A atividade está ligada à conceção, investigação, desenvolvimento, produção e implementação de software para mercados verticais, complementando a sua oferta com o fornecimento de alguns dos principais ERP’s (Primavera e Sage), serviços de consultoria, formação certificada, soluções de infraestrutura TI e telecomunicações para nichos de mercado de valor acrescentado, tais como Economia Social, Óticas, Têxtil, Desporto, Saúde, entre outras.

A F3M tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ISO 9001 desde 2007 e viu recentemente esta certificação renovada e o seu âmbito, novamente, alargado. A decisão estratégica tomada há cerca de 14 anos tem-se revelado uma aposta acertada que contribui não só para a fidelização e captação de Clientes, mas também para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da F3M, através do pensamento crítico orientado aos riscos e oportunidades. Num ano particularmente exigente, a confiança acrescida nos seus processos de desenho e conceção de produtos e serviços permitiram que a empresa se mantivesse proativa e com a mesma capacidade de fornecer, de forma consistente, soluções que satisfazem tanto os requisitos dos Clientes como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis contribuindo assim para o aumento contínuo da satisfação dos seus Clientes, uma maior notoriedade da marca e melhoria da imagem da F3M perante o mercado e a sociedade em geral.

Quem já se cruzou com a F3M - ou com os F3Mers - sabe que uma das maiores caraterísticas é a atenção especial e dedicada aos seus Clientes e, por eles, a Inovação é constante e diária. A empresa implementou e mantém a certificação do Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, segundo a NP 4457, há cerca de uma década, envolvendo todas as áreas da organização, promovendo o conhecimento e a criatividade de Todos sempre em estreita colaboração com as várias partes interessadas externas sejam elas Clientes, Parceiros, Fornecedores, Universidades e demais Entidades do Sistema Científico e Tecnológico.

Quando, em 2017, a empresa decide iniciar o processo de certificação do seu Sistema de Gestão de Serviços TI deu provas da sua natureza ágil e determinada, tornando-se a primeira empresa tecnológica portuguesa a obter a certificação no novo referencial, ISO/IEC 20000-1:2018, pela APCER. Alguns meses mais tarde, era com orgulho que acedia ao convite de ser membro da Comissão Técnica de Normalização CT-191 “Gestão de Serviços e Governação das Tecnologias de Informação”. Passados praticamente dois anos, a F3M está hoje mais segura e capaz de garantir o cumprimento dos níveis de serviços acordados com os Clientes, com garantias de continuidade, disponibilidade e capacidade dos seus serviços, providenciando níveis adequados de controlo de segurança de informação, melhorando desta forma o desempenho dos seus Serviços e da Organização no seu todo.

A F3M inicia o ano de 2021 com um novo e ambicioso desafio, o de integrar as suas várias certificações – 9001, 4457 e 20000-1 – num único sistema, mais focado, otimizado e resiliente.

Patrícia Gonçalves Reis
Manager Quality & Investment Projects