Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

13 Ago. 2021

APCER assina manifesto “Rumo à COP26”, promovido pelo BCSD Portugal

“Estamos num momento decisivo. É crucial aproveitar as lições da pandemia para acelerar a transição necessária e evidente a urgência da COP26 ser um sucesso, de forma a evitar consequências desastrosas para as sociedades e economias.”

Assim termina o manifesto lançado hoje pelo BCSD Portugal, a cerca de três meses da 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.

Sendo este um momento crítico para se cumprir o Acordo de Paris sobre o clima, um grupo de empresas-membro do BCSD Portugal e de membros do seu Conselho Consultivo destacam um conjunto de objetivos de grande relevância para que esta conferência seja um sucesso.

O manifesto corrobora a relevância desta conferência e sublinha os principais resultados esperados, através de 11 pontos que refletem os diferentes aspetos a considerar para aumentar a ambição da resposta global e coletiva, alinhada com o objetivo de limitar o aquecimento da Terra a 1,5⁰C, o que obriga a acelerar o processo de descarbonização em todo o mundo.

João Castello Branco, Presidente da Direção do BCSD Portugal e Presidente do Conselho de Administração da The Navigator Company, sublinha a importância desta iniciativa, explicando que “não podemos deixar que a ação climática se limite às políticas e iniciativas atualmente em curso, sob pena de isso resultar num aquecimento global no mínimo de 2,9⁰C” o que não é, de todo, compatível com a proteção que se ambiciona para o planeta e para a biosfera.

O Secretário-Geral do BCSD Portugal, João Meneses, reforça: “As empresas têm um papel decisivo na ação climática, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.”

O manifesto foi já assinado por 82 empresas, nomeadamente: Abreu Advogados, Águas e Energia do Porto, Algebra Capital, Altice Portugal, Altri, SGPS, AMBIOSFERA LDA, ANA Aeroportos de Portugal, APCER – Associação Portuguesa de Certificação, APlanet, Avenue, BioRumo – Consultoria em Ambiente e Sustentabilidade, Biosphere Portugal, Bondalti, Brisa, Carglass, Casa Mendes Gonçalves, Cimpor Portugal Cabo Verde Operations, CMS – Rui Pena e Arnaut, Cocoon Experience, Companhia das Lezírias, CONSULAI, Corticeira Amorim, CTT, Deloitte Technology, Delta Cafés, EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, EDP – Energias de Portugal, Efacec, Endesa, Everis Portugal, EY, Fidelidade, Finerge, FLEXDEAL, Fujitsu Technology Solutions, Galp, GoWithFlow, Grosvenor House of Investments, Grupo Ageas Portugal, Grupo Águas de Portugal, Grupo ProCME, Hovione, HyChem – Química Sustentável, Jerónimo Martins, Joyn SGPS, Lidergraf – Sustainable Printing, LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Loyal, ManpowerGroup Portugal, Metropolitano de Lisboa, Millennium bcp, Mota-Engil, NOS, Oney Bank, Prio Bio, REN – Redes Energéticas Nacionais, Resíduos do Nordeste, Saint-Gobain Portugal, Sair da Casca, Santander, Savills Portugal, Schneider Electric Portugal, Schréder, SECIL, Signium | Xara-Brasil, Sofid, SOJA DE PORTUGAL, Sonae GPS, SOVENA, Stravillia Sustainability Hub, SUMOL+COMPAL, Super Bock Group, SUSTAINAZORES, Tabaqueira, TECNOPLANO, S.A., The Navigator Company, Tintex Textiles, TRIVALOR SGPS, UCI – Dê Crédito à sua Vida, VINCI Energies Portugal, Vogue Homes, Zolve – Logística e Transporte, Presidente e Vice-Presidente do Conselho Consultivo do BCSD Portugal.

Leia o Manifesto na Integra e conheça os signatários.