A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
02 maio 2023

Save the Date! Conferência Agrifood | Segurança e Sustentabilidade na Cadeia Alimentar - 26 de maio, Porto

Numa altura em que as atenções estão todas direcionadas para comportamentos sustentáveis, também o setor alimentar tem de se adaptar. A produção, o consumo e o desperdício de alimentos têm um grande impacto no ambiente, na saúde e na segurança alimentar, pelo que é imperativo melhorar a pegada ambiental e ajudar a mitigar as alterações climáticas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria alimentar é responsável por 30% do consumo energético mundial e pela emissão de  22% dos gases de efeito de estufa. Adicionalmente, estima-se que 20% dos alimentos produzidos na União Europeia são desperdiçados.

A Comissão Europeia, através da Estratégia do Prado ao Prato e do Pacote de medidas Fit for 55, pretende criar um sistema alimentar saudável e sustentável, prevendo medidas como redução da utilização de pesticidas químicos, promoção da agricultura biológica, incentivo ao sequestro de carbono, promoção e divulgação de práticas sustentáveis e possibilidade de colocação de alegações ecológicas, redução do desperdício alimentar, entre outras. Por outro lado, o setor alimentar enfrenta outros desafios relacionados com a necessidade de transitar para embalagens sustentáveis e para uma  economia circular de embalagens na União Europeia.

Reserve esta data na sua agenda para se juntar a nós, nesta Conferência Agrifood da APCER, com o tema "Segurança e Sustentabilidade na Cadeia Alimentar", para conhecer as tendências do setor alimentar e para usufruir da partilha de algumas empresas de referência na fileira alimentar nacional sobre as melhores práticas de gestão da sustentabilidade, não descurando a segurança alimentar.

Informações importantes:

• Data: 26 de maio
  • Início: 9h30.
  • Local: Pestana Douro Riverside, Porto
  • Informação sobre inscrição brevemente disponível

Programa:

9h30 - Receção dos Participantes

10h00 - Sessão de Abertura
José Leitão, CEO da APCER

10h10 - O Referencial Nacional de Sustentabilidade do setor Vitivinícola
Carolina Brasil, ViniPortugal

10h30 - Certificação V-Label, vegetariano e vegano.
Nuno Alvim, Associação Vegetariana Portuguesa

10h50 - Q&A - Espaço para debate

11h00 - Coffee-break

11h30 - Mesa-redonda: Como conciliar a Sustentabilidade com a Segurança Alimentar?
Ana Cristina Gonçalves (BA Glass), Diana Cardoso (Vieira), Ondina Afonso (Sonae MC), Vitor Ferreira de Almeida (JMR). Moderadora: Gabriela Pinheiro (APCER)

12h15 - IFS Global Markets v3 e IFS ESG.
Beatriz Torres, IFS Espanha

12h40 - Q&A - Espaço para debate