• Artigos APCER

A sua empresa é uma entidade familiarmente responsável?

17 maio 2018

A sua empresa é uma entidade familiarmente responsável?

O efr é um movimento internacional que, no âmbito da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), se propõe apresentar soluções e dar resposta às questões relacionadas com a conciliação da vida familiar e laboral, o apoio à igualdade de oportunidades e à inclusão dos mais desfavorecidos. É uma resposta à nova cultura socio laboral e empresarial baseada na flexibilidade, no respeito e no compromisso mútuo.

Tendo como referência o cumprimento da legislação aplicável e os acordos de negociação coletiva, é objetivo que as empresas efr se autorregulem voluntariamente neste campo. Para além destas referências, as empresas deverão cumprir com os requisitos da série de documentos normativos que compõem a família “efr 1000”.

As políticas e ações que uma entidade familiarmente responsável terá de conceber e adotar estão relacionadas, fundamentalmente, com a liderança e estilo de gestão, perspetiva de género, qualidade do emprego, flexibilidade temporal e espacial, apoio à família dos colaboradores, desenvolvimento de competências e igualdade de oportunidades.

Atualmente, a Fundación Másfamilia é proprietária do modelo privado de certificação efr, bem como do modelo de gestão adhoc e licenciamento da marca com o mesmo nome.

Com a designação genérica de prescritores, a Fundación Másfamilia pretende reconhecer as organizações profissionais de prestígio que colaboram ativamente na conceção, implementação e avaliação do modelo efr.Para que as empresas obtenham a certificação efr deverão cumprir com os requisitos da série de documentos normativos que compõem a família “efr 1000”, de acordo com o já referido, e submeter-se a uma auditoria de terceira parte realizada por um organismo de certificação reconhecido pela fundação. A APCER é a parceira da Fundación Másfamilia para a Certificação efr em Portugal.

As auditorias avaliam a adequação e implementação do modelo de gestão e o envolvimento da gestão de topo. É realizada uma auscultação aos colaboradores através de entrevistas com o objetivo de avaliar a adequação do modelo às suas necessidades. O relatório da auditoria é completado por uma matriz de avaliação do grau de maturidade do sistema.

O desenvolvimento, implementação e certificação de um processo efr numa organização é de enorme relevância pois fortalece e transmite uma imagem de compromisso com os colaboradores e com a sociedade, como bom empregador, associando a tudo isso os conceitos de conciliação e igualdade de oportunidades.

O reforço do compromisso laboral com os colaboradores melhora o clima laboral e, desta forma, pode potenciar a atração de novos colaboradores através de, por exemplo, universidades e escolas profissionais, empresas de seleção, fóruns e portais de empresa.

Promove e facilita o consumo responsável e o investimento, tanto de organismos privados como públicos. Aumenta a produtividade da organização através da melhoria de indicadores tais como: o clima laboral, o absentismo, a igualdade de oportunidades, a satisfação dos clientes, etc, e ainda através da troca de experiências no Fórum efr, composto pelas próprias empresas certificadas.Por transmitir os valores que envolvem a marca, facilita a tarefa de analistas, gestores e entidades de rating relativamente a Fundos de Investimento Socialmente Responsáveis, Fundos de Pensões e/ ou Bolsa de Valores.

A Responsabilidade Social tem sido uma prioridade crescente no contexto atual, envolvendo diversas instituições e entidades para o reforço da reflexão e importância desta temática.

A questão da conciliação, e em particular a Certificação efr, representa um passo importante para a elaboração de uma estratégia de Responsabilidade Social Corporativa pelo seu impacto na comunidade, e noutros stakeholders, além dos próprios trabalhadores das organizações. Desta forma, contribui para uma sociedade mais justa e aumenta o bem-estar e a qualidade de vida.

Em Espanha já são cerca de 300 as organizações certificadas efr, de entre as quais se destacam a Iberdrola, Santander, Roche, Microsoft, Rede Elétrica de Espanha, entre outras.

Em Portugal os números ainda não são tão expressivos, mas é notório o aumento de interesse nesta matéria. Existem já 7 empresas nacionais certificadas, quatro delas certificadas pela APCER: XZ Consultores, Fidelidade, Praxair e Aveleda.

Aceita o desafio?