Conferência APCER Agrifood 2019

Na manhã do dia 7 de junho, irá decorrer a Conferência APCER Agrifood 2019, no Grande Hotel de Luso. Food Fraud, Nutrição e Ambiente serão alguns dos temas abordados.

19 Out. 2018

ISO/IEC 20000-1:2018 - Principais alterações

A ISO/IEC 20000-1, especifica requisitos para o estabelecimento, manutenção e melhoria de um sistema de gestão de serviço (SGS).

Esta norma tem como objetivo suportar a gestão do ciclo de vida de um SGS, abordando todas as etapas da sua implementação e manutenção: Planeamento, Design, Entrega e Melhoria dos serviços. Possibilitando que seja aplicável em todos os tipos de empresas, sendo os requisitos genéricos, entenda-se, que não determinam a forma da sua implementação, podem por isso ser aplicados a todas as organizações, grandes ou pequenas, de TI ou não.

A nova versão da norma ISO/IEC 20000-1:2018 foi publicada no passado dia 15 de setembro. As principais alterações, comparando com a versão anterior, podem ser resumidas nos pontos seguintes:

1 - Uma nova estrutura que adota o anexo SL e é por isso semelhante à ISO 9001:2015 e ISO/IEC 27001:2013.
2 - Requisitos documentais menores, como por exemplo, a substituição dos requisitos de planos documentados para a gestão da capacidade e para a gestão de disponibilidade por requisitos para planear a gestão de capacidade e a gestão de disponibilidade, sem imposição de formatos.
3 - Novos requisitos como "conhecimento", “planeamento de serviços”, “gestão de ativos” e “gestão de demanda”.
4 - Algumas cláusulas, que na versão anterior estavam agregadas, foram separadas, como por exemplo, os casos da gestão de incidentes e dos pedidos de serviço.

Mário Rui Costa

Auditor APCER