Evento | ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária

Durante a tarde do dia 14 de novembro, no Porto, irá decorrer o seminário ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária com participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

14 Mar. 2019

A Certificação da Qualidade e Segurança Alimentar da VerticalBag pela APCER

A Certificação da Qualidade e Segurança Alimentar da VerticalBag pela APCER: “Uma parceria permanente na Satisfação dos Clientes e transmissão de Confiança ao Mercado”.

A VerticalBag foi constituída em Setembro de 2008, tendo começado a laborar em Fevereiro de 2009, com apenas uma máquina de produção, saco a saco.

Em Outubro de 2010 mudou de instalações e adquiriu a segunda máquina de produção, com capacidade de "produção em linha".

Em 2013 a Empresa obteve um volume de produção de cerca de 4 milhões de “Bags”.

Em 2014 a Empresa voltou a mudar de instalações, onde se mantem até hoje, contendo 3.400 m2 de área coberta. Estas novas instalações permitiram muito melhores condições ao nível produtivo, de armazenagem de matérias-primas e de produto acabado, ao nível de condições de trabalho para as áreas de Gestão, Compras, Comercial e Administrativa e área social para os colaboradores, mantendo-se no Parque Industrial de Lordelo.

1

Em 2018 a Empresa obteve um volume de produção de cerca de 5,4 milhões de “Bags”, contando com 13 colaboradores.

bags2

A VerticalBag foi a Empresa pioneira em Portugal, na produção integrada de sacos flexíveis de líquidos e outros fluidos de crescente e cada vez mais ampla utilização no Sector da Embalagem, designadamente o Bag.

Os equipamentos utilizados pela VerticalBag são de última geração, integram as tecnologias e automatismos mais avançados e são operacionalizados por uma Equipa Técnica com bastante experiência, o que nos permite alcançar a qualidade ideal. Na Verticalbag acreditamos que a Qualidade e a Segurança Alimentar fazem parte integral do processo de fabrico.

Assim, os testes aos Bag´s são realizados de forma regular de modo a obter resultados in loco da qualidade do produto e do material em curso.

O Bag é uma bolsa flexível com torneira e boquilha, acondicionada dentro de uma caixa (de cartão, madeira ou plástico). O bag é usado principalmente como embalagem institucional para acondicionar produtos líquidos e pastosos da indústria alimentícia ou química. Este tipo de embalagem bastante inovador surge de forma constante melhorado e adaptado a novas aplicações. A Vertical Bag apresenta este produto em 6 tamanhos: 2, 3, 5, 10, 15 e 20 litros.

2

Os bags mais comuns são aqueles em laminados flexíveis, metalizados ou não, onde o produto a ser acondicionado dita as normas de uso de materiais de fabricação deste tipo de embalagem. Tudo depende do nível de barreira e segurança que se queira dar aos produtos ali contidos. Os bags para sucos e concentrados utilizam o polietileno, polipropileno ou ainda uma combinação destes com um material de barreira contra luminosidade e gases nocivos ao produto, como é o oxigénio atmosférico.

A acessibilidade do vinho com válvula permite consumo a qualquer momento, ou seja, remove-se a barreira de abertura da garrafa e a expectativa de perda do vinho não consumido imediatamente, pois em dois dias o vinho oxida, o que leva o consumidor a optar por outras bebidas de fácil acesso, como a cerveja. O bag, no entanto, conserva o vinho até dois meses após aberto.

Esta embalagem propícia uma série de vantagens tanto para o fabricante, como para o consumidor final. Os custos são um grande atractivo, pois as embalagens rígidas apresentam-se com custos fixos mais elevados em muitos casos.

Para o fabricante há ainda uma redução de custos de manuseio, armazenagem e transporte. Para o consumidor final, caso seja um consumidor assíduo de um produto, a aquisição de quantidades um pouco maiores proporcionará uma economia significativa. Um exemplo mais característico é o de quem serve vinhos em taças ou jarras, que ganha sob dois aspectos:

1) Uma só embalagem mais barata para um volume maior;

2) A não incorporação de oxigénio no restante do produto contido na embalagem, pois a bolsa ao invés de deixar entrar ar para sair o produto, torna-se murcha e não permite a entrada de oxigénio e ar contaminado. Com isso, a vida de prateleira pode até ser aumentada em relação ao vinho servido a partir de garrafões.

xx

Como reconhecimento do esforço do sistema interno de Segurança Alimentar, em Janeiro de 2013 a Verticalbag obteve a Certificação do Sistema de Segurança Alimentar pela APCER, de acordo com a Norma NP EN ISO 22000. Este Certificado foi renovado pela segunda vez recentemente em 11 de Fevereiro 2019.

Passado um ano, em 2014 a Verticalbag obteve a Certificação da Qualidade pela APCER, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001 como reconhecimento da Qualidade dos produtos e de todo o sistema de gestão, tendo realizado a Transição para a Nova Norma NP EN ISO 9001:2015 em 9 Janeiro 2017.

Estes sistemas de gestão contam com a colaboração de várias partes interessadas, internamente dos Colaboradores e dos Sócios Gerentes, e externamente dos Clientes, Fornecedores e Parceiros.

A parceria com APCER na Certificação da Qualidade e Segurança Alimentar, muito contribuíram para, em primeiro lugar, ir de encontro e satisfazer as exigências dos clientes Internacionais e cada vez mais dos clientes Nacionais, e em segundo lugar ajudar a VerticalBag a melhorar continuamente a qualidade e segurança dos seus produtos, assim como melhorar o seu Sistema de Gestão.

As Certificações da APCER, fazendo parte da Rede IQNet, contribuíram substancialmente para a VerticalBag entrar em clientes exigentes ao nível Nacional e a abertura à Exportação direta para novos mercados como Espanha, França, Itália, Republica Checa e Cabo Verde.

3

Desde o início destes processos de Certificação contamos com o forte apoio e a colaboração da APCER, e é assim que pretendemos continuar a evoluir, melhorar e a crescer, sendo esta parceria fundamental para nos focarmos nas necessidades e expectativas de todas as partes interessadas.

foto

Fernanda Teixeira