• Artigos APCER

Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

A NP 4552:2016 define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, ...

15 Mar. 2019

Climate Change Leadership e como fazer parte do combate às alterações climáticas

Durante os dias 5, 6 e 7 de março, a cidade do Porto acolheu a 2ª edição da Conferência Climate Change Leadership, um evento dedicado à reflexão sobre o impacto, e possíveis soluções, das alterações climáticas no setor vitivinícola.

A APCER, patrocinadora do evento, marcou presença na zona de exposição com uma equipa de profissionais que apresentaram soluções na área da Certificação, Auditoria e Formação a todos os participantes. A Conferência, que reuniu mais de 30 oradores provenientes de todo o mundo, contou com a presença de Al Gore como Keynote Speaker. Foram vários os oradores que referiram a Certificação como uma ferramenta importante no combate às alterações climáticas, que aplicam nas suas organizações.

António Amorim, CEO da Corticeira Amorim, referiu que as organizações podem iniciar a sua caminhada na sustentabilidade através da implementação e certificação de um sistema de gestão ambiental de acordo com a norma ISO 14001, frisando que a sustentabilidade não é inimiga da rentabilidade. Referiu também que uma simples rolha de cortiça natural consegue compensar as emissões de uma garrafa de vidro.

A Certificação FSC® das rolhas de cortiça e dos materiais de embalagem como papel, cartão, caixas de madeira, entre outros, foi apresentada como uma solução para a indústria do vinho que pretende incorporar, e demonstrar à sociedade, matérias-primas provenientes de fontes responsáveis. João Barroso, responsável pelo Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, mencionou a importância de ser incorporado material de embalagem com esta certificação.

Por sua vez, Kim Carstensen, Diretor Geral do FSC Internacional, explicou as vantagens de optar por materiais de origem florestal com certificação FSC®, quer ao nível da embalagem, quer ao nível da criação e manutenção de áreas florestais, pela sua contribuição para a regulação climática, fixação de carbono, proteção das bacias hídricas e outros serviços de ecossistema. É interessante notar que a importância dos espaços florestais foi reforçada em várias apresentações sobre viticultura.

As auditorias energéticas foram também referidas por Roger Boulton, da UC Davis, como mecanismos de monitorização e melhoria do desempenho energético das adegas, e Kaj Török, Chief Sustainability Officer da MAX Burguers, apresentou o seu modelo de negócio assente na verificação da pegada carbónica dos seus produtos.

A APCER, consciente da problemática das alterações climáticas, assume-se como um parceiro estratégico das organizações que adotam a sustentabilidade como parte integrante da sua filosofia. Disponibilizamos um conjunto de soluções que permitem mitigar o impacto das atividades organizacionais e sensibilizar a sociedade para esta realidade. São exemplos dos serviços disponibilizados pela APCER:

Sistemas de gestão
ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental
ISO 50001 - Sistemas de gestão de energia
ISO 20121 - Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos

Forest
FSC(R) Cadeia de responsabilidade
PEFCTM Cadeia de Responsabilidade
PEFCTM/NP 4406 Sistema de Gestão Florestal Sustentável. Aplicação dos critérios pan-europeus para a Gestão Florestal Sustentável

Climate change
ISO 14067 - Pegada de carbono dos produtos
ISO 14046 - Pegada hídrica
ISO 14044 - Avaliação do ciclo de vida
ISO 20400 - Compras sustentáveis

Confira estas e outras soluções e faça a sua parte no combate às alterações climáticas.

Mídia