Evento | ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária

Durante a tarde do dia 14 de novembro, no Porto, irá decorrer o seminário ISO 39001 - Sistema de Gestão de Segurança Rodoviária com participação da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

15 maio 2019

COBA, S.A. – Certificação ISO 9001

A COBA é uma empresa de Consultores de Engenharia e Ambiente, fundada em 1962. Os serviços que presta vão desde os estudos de base e de planeamento, de conceção e análise de viabilidade técnica, ambiental e económica, de projeto para construção, bem como da gestão e fiscalização das obras, até ao acompanhamento da operação e observação do seu comportamento.

Para este efeito, a COBA conta com a colaboração de equipas pluridisciplinares altamente qualificadas, que cobrem todas as áreas da sua intervenção, nomeadamente da Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Eletromecânica, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronómica, Ciências Naturais e afins, permitindo o desenvolvimento de estudos e projetos com a mais elevada qualidade técnica, numa base integrada e sustentada.

A sua missão é colocar a engenharia ao serviço dos seus clientes com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas e ao desenvolvimento sustentável da sociedade. É seu objetivo principal a completa satisfação dos clientes e demais partes interessadas pela prestação de serviços de elevada qualidade e contribuir para o prestígio da engenharia portuguesa no país e no estrangeiro.

O percurso da COBA no âmbito da implementação de Sistemas da Qualidade elaborados com base na Norma NP EN ISO 9001 teve início com a elaboração e implementação de Planos da Qualidade para dois grandes projetos nacionais nos quais a COBA participou de forma muito ativa e que tiveram o seu início no ano de 1995: a Nova Travessia Rodoviária sobre o Rio Tejo (Ponte Vasco da Gama) e o Eixo Ferroviário Norte-Sul. Esses projetos foram regularmente submetidos a auditorias da qualidade pelos clientes.

Certificada desde o ano 2000 segundo a norma NP EN ISO 9001, a COBA conta hoje com quase 20 anos de certificação APCER do seu Sistema de Gestão da Qualidade. Uma parceria que se tem revelado extremamente benéfica para a COBA, não apenas porque a APCER é uma marca reconhecida ao nível nacional e internacional, com credibilidade e confiança no mercado, mas porque a competência e a qualidade técnica dos seus gestores e auditores aportaram, desde sempre, uma mais-valia para a Organização. O empenho na satisfação das necessidades dos seus clientes, o envolvimento dos auditores na compreensão dos processos e as muitas sugestões que os auditores sempre foram apresentando com vista à melhoria dos processos da Organização fazem da APCER um organismo de referência na sua área em Portugal.

A COBA tem mantido uma grande projeção internacional, com trabalhos já realizados em 46 países dos cinco continentes. É, pois, de grande importância para a COBA ter um Sistema de Gestão da Qualidade certificado por entidade reconhecida internacionalmente nos mercados onde a Gestão da Qualidade é uma mais-valia e um requisito fundamental.

Com a implementação de um Sistema da Qualidade pretendeu-se desde sempre garantir, com a intervenção de todos os colaboradores da empresa, uma eficiente operacionalidade nos serviços prestados e a plena satisfação dos clientes, colaboradores e demais partes interessadas.

No que respeita à vertente de Gestão e Fiscalização de empreendimentos, a COBA dispõe ainda, desde 1992, de um certificado de Gestor Geral da Qualidade de Empreendimentos da Construção, no âmbito da Marca de Qualidade LNEC, tendo obtido a mais alta classificação em todas as categorias existentes.

O Sistema de Gestão da Qualidade da COBA com certificação APCER permite, pois, assegurar formalmente aos seus Clientes o desenvolvimento das atividades de elaboração de Estudos e Projetos e de prestação de serviços de Gestão, Fiscalização, Coordenação da Segurança e Saúde e Controlo Ambiental de Obras, de acordo com um sistema organizativo capaz de satisfazer as suas expetativas, face aos serviços que contratam.

Rui Pedro Gomes
Administrador / Representante da Gestão para a Qualidade, Ambiente e Segurança