Brasil (PT-BR)
  • Certificação

ISO 45001 | Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho

There is no translation available.

A norma ISO 45001 - Occupational health and safety management systems – Requirements with guidance for use, pretende ser uma ferramenta para ajudar a estabelecer e melhorar o ambiente de trabalho em matéria de saúde...

Marcado sob
19 Nov 2015

A estrutura comum nas novas normas ISO

There is no translation available.

Em termos estruturais as normas ISO 9001 e ISO 14001 de 2015 seguem o Anexo SL desenvolvido pela ISO - International Organization for Standardization, com a finalidade de facilitar a integração de vários sistemas de gestão de uma organização e a leitura e interpretação dos requisitos normativos.

Este Anexo SL descreve o enquadramento para um sistema de gestão genérico, carecendo da adição de requisitos específicos das áreas para se transformar numa norma de sistema de gestão da qualidade ou ambiental funcional.

O documento é composto por várias partes, sendo o Apêndice 2 o que será mais percebido por todos os utilizadores das normas e encontra-se dividido em três setores:

- Estrutura de Alto Nível
- Texto base idêntico
- Termos e definições comuns

A ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015 já adotam o Anexo SL, e todas as normas ISO de sistemas de gestão que sejam revistas ou redigidas de agora em diante também seguirão o Anexo SL e serão compostas pelos elementos acima descritos.

Verifica-se que com as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001 há menor confusão e maior consistência, uma vez que os termos comuns têm a mesma definição e existem requisitos comuns ao longo das duas normas de referência.

A Estrutura de Alto Nível distribui as cláusulas em 10 seções, alinhadas com a abordagem PDCA de modo a dar uma sequência lógica aos requisitos dos sistemas de gestão e propõe texto comum para requisitos muito estáveis dos sistemas de gestão, como a informação documentada, ações corretivas, auditorias internas, revisão pela gestão, entre outros.

Assim, as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001 apresentam a seguinte estrutura:

1. Escopo
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Contexto da organização
5. Liderança
6. Planejamento
7. Suporte
8. Operação
9. Avaliação de desempenho
10. Melhoria

A Estrutura de Alto Nível não pode ser alterada. No entanto, tratando-se de áreas diferentes, é possível acrescentar subcláusulas e texto específico relativo a cada área. Apresentam-se abaixo um exemplo que mostra as diferenças das subcláusulas na ISO 9001 ou na ISO 14001, sendo que a numeração e título da cláusula se mantêm.

tabelaPT iso

De uma forma geral houve uma reorganização dos requisitos de sistemas de gestão numa estrutura com uma sequência lógica, atendendo à abordagem PDCA.

Maria Segurado
Gestora de Comunicação

Entre em contato para pedido de informação ou proposta comercial