Compromisso pelo bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho

A marca FAIR TELEWORK é atribuída às organizações que demonstrem a efetiva implementação dos Princípios do Teletrabalho e o cumprimento de um conjunto de requisitos definidos com base nas práticas e orientações...

14 Abr. 2021

Testemunho | Luis Fonseca

No momento da celebração do 25ª aniversário, o meu primeiro pensamento é agradecer: muito obrigado pela experiência e satisfação proporcionada durante os 15 anos em que colaborei com a APCER e pela minha posterior participação na Mesa da Assembleia Geral.

Se hoje a APCER se afirmou como uma referência na certificação, a nível nacional e internacional, e nos mais diversos setores de atividade, tal deve-se, em primeiro lugar, às pessoas envolvidas nesta organização ao longo destes 25 anos, desde os seus Colaboradores e Dirigentes, aos Órgãos Sociais, Associados, Auditores e representantes de Clientes, Consultores, Parceiros e Entidades Públicas e Privadas, que sempre apoiaram este projeto.

E foram estas Pessoas que conseguiram que desde o início a APCER agregasse à credibilidade da certificação iniciada pelo Instituto Português da Qualidade, o entusiasmo e dinamismo duma start-up, que demonstrou ser capaz de crescer duma forma sustentada, dando resposta às necessidades dos seus Clientes e da Sociedade.

A competência e dedicação de Colaboradores, Dirigentes, Auditores e o apoio dos Associados, Clientes e demais parceiros permitiram criar um ecossistema que demonstrou ser capaz de simultaneamente assegurar resultados e concretizar as transformações necessárias para dar respostas a desafios e oportunidades.

De facto, o espírito de colaboração e partilha sustenta o sucesso continuado da APCER e a criação e distribuição de valor que lhe estão associados. E demonstra que quando nos conseguimos unir em torno dum objetivo comum e trabalhar com dedicação, entusiasmo e rigor, desenvolvem-se competências, as partes interessadas confiam e os resultados aparecem.

Trabalhar numa grande Equipa, nunca parar de aprender, ter ambição, foco, estratégia e persistência, cumprir os compromissos e guiar-se pela ética, valorizar a importância do equilíbrio pessoal e profissional são algumas das lições que a APCER me deu.

E para além de todos estes pensamentos, o que mais apreciei (e continuo a apreciar) ao longo destes anos, foram as relações pessoais estabelecidas. A todos com quem tive o privilégio de colaborar, desejo os votos de maiores e continuados sucessos na convicção de que os próximos 25 anos sejam ainda mais realizadores do que os que agora celebramos.

2021.04.15

Luis Fonseca, PhD, ASQ Fellow

Professor Coordenador. Instituto Superior de Engenharia, P. Porto.

Luis Miguel Fonseca