Sustentabilidade e Desperdício Alimentar | Adesão ao Movimento Unidos Contra o Desperdício

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), por ano, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano são perdidos ou desperdiçados. Na União Europeia, o desperdício alimentar atinge 88 milhões de toneladas por ano, o que significa que cerca de 20% dos alimentos produzidos são desperdiçados. Em Portugal são desperdiçadas 1 milhão de toneladas de produtos alimentares por ano, o que equivale a 97 quilos de comida desperdiçada por cada um de nós.

28 Mar. 2022

Testemunho Sistema de Gestão Integrado | Município de Oeiras

A implementação do Sistema de Gestão Integrado de acordo com as normas é uma opção estratégica e voluntária do Município de Oeiras na área da Qualidade e Modernização Administrativa. O interesse crescente em prestar um serviço com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar neste Município.

Porque temos investido na Qualidade?

Porque Oeiras é um dos melhores concelhos para viver, estudar e visitar. Damos prioridade ao bem-estar e segurança, num território socialmente coeso e economicamente desenvolvido, com cultura, espaços de fruição pública e serviços de excelência e porque tentamos perceber o que é que cada Cidadão espera de nós e tudo fazemos para responder às suas necessidades e expetativas.

O Município de Oeiras está certificado no âmbito da NP EN ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e da NP 4552:2016 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (SGC), estando em curso a implementação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), cumprindo os requisitos da norma ISO 45001:2018 e do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), de acordo com a NP EN ISO 14001:2015.

A implementação destas normas tem permitido sistematizar e formalizar práticas procedimentais e ao mesmo tempo desenvolver novas metodologias e ferramentas de trabalho, bem como a sua interligação com a estratégia e governança municipal, com o objetivo de aumentar a satisfação dos cidadãos, colaboradores e outras partes interessadas.

Estamos a melhorar o desempenho da organização.

Vera Carvalho
Chefe da DGO