A Medida Cheque-Formação + Digital, integrada no Programa Emprego + Digital 2025, está disponível agora para cursos em regime presencial, misto ou totalmente a distância. O alargamento da medida para cursos online foi aprovado pela Portaria n.º8/2024, de 15 de janeiro que altera e republica a Portaria n.º 246/2022, de 27…
12 Set. 2022

A importância da Segurança dos Alimentos

Uma alimentação segura é essencial para a vida, saúde e bem-estar, e fundamental para a promoção da Saúde Pública. É de extrema importância assegurar a disponibilização e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade.

A expressão “Segurança dos Alimentos” refere-se à qualidade do alimento, ou seja, à garantia de que este não causará nenhum efeito adverso no consumidor após o consumo. Para garantir que os alimentos são seguros, de qualidade e livres de contaminantes químicos, físicos e biológicos, é necessário controlar todo o caminho percorrido pelo alimento, desde a manipulação do produto até à preparação e consumo.

Assim, a principal preocupação das indústrias é fornecer alimentos seguros aos seus consumidores, pelo que devem ser cumpridos requisitos de produção e controlo de qualidade. Fazem parte das medidas de segurança dos alimentos, cuidados de higiene, seleção da matéria-prima, condições adequadas de manipulação dos alimentos, técnicas de produção, embalagens corretas para cada produto, temperaturas adequadas à produção e armazenamento, e controlo de pragas.

Existem ferramentas, reconhecidas mundialmente, que ajudam as empresas a fornecerem produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, e de clientes, relacionados com a segurança dos alimentos. São exemplos o HACCP do Codex Alimentarius e a ISO 22000, cujo enfoque é a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

O Codex Alimentarius é um sistema preventivo de controlo da segurança dos alimentos, aplicável em qualquer fase da cadeia alimentar, desde a produção primária ao consumidor final, definindo as condições de higiene necessárias para a produção de alimentos seguros e adequados ao consumo, bem como a definição da metodologia Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos (HACCP) e Orientações para a sua Aplicação.

Já a ISO 22000, que se baseia nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos, requer a implementação de um sistema de gestão da segurança alimentar com capacidade de fornecer produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros, para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, bem como os dos clientes, relacionados com a segurança alimentar.

A implementação de práticas que visam a segurança dos alimentos é estratégica para as organizações do setor alimentar, uma vez que é essencial para o negócio que os alimentos não ofereçam nenhum risco de contaminação a quem os consome. Para além do aumento da confiança dos clientes e consumidores, pela adoção de padrões elevados de conformidade alimentar, as organizações conseguem, ainda otimizar a gestão dos recursos e melhorar a eficiência na produção de alimentos seguros.

A APCER, com o propósito cuidar da sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas, disponibiliza soluções eficazes para as organizações da fileira alimentar e profissionais da área. Ajudamos a sua organização a diferenciar-se da concorrência, através do desenvolvimento de competências internas e da realização de auditorias de certificação, com o objetivo de garantir níveis elevados de segurança dos alimentos, criando, assim uma maior confiança por parte dos consumidores.

Tiago Mimoso
International Market Coordinator | EMEA | APCER