Estamos Presentes! #Vamosconfiar

A seriedade da situação que enfrentamos levou a APCER a tomar decisões para proteção de todos aqueles com quem tem o privilégio de se relacionar.

Os nossos escritórios de Portugal, Espanha e Brasil estão fisicamente encerrados estando a equipa profissional da APCER a trabalhar remotamente, mantendo, no entanto, a sua total disponibilidade e operacionalidade, podendo ser contactada através dos canais habituais.

29 Nov. 2012

Sistema de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos – ISO 20121:2012

A ISO – International Organization for Standardization, publicou recentemente a norma ISO 20121:2012 – Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos. Esta ferramenta de gestão permite contribuir para os três pilares da sustentabilidade: económico, ambiental e social.

É aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações envolvidas no projeto e execução de eventos e acomoda diferentes condições geográficas, culturais e sociais. Conferências, concertos, eventos desportivos, exposições e festivais podem gerar uma ampla gama de benefícios públicos, comunitários e econômicos. No entanto, a realização de um evento pode também gerar impactos ambientais, sociais e económicos negativos, tais como o desperdício de materiais, o consumo excessivo de energia e problemas para as comunidades locais.

A implementação desta norma internacional permitirá aos gestores dos eventos evidenciar de forma credível e transparente a forma como encaram o tema da sustentabilidade.

A estrutura da ISO 20121 permite identificar, reduzir e eliminar os impactos potencialmente negativos de eventos, bem como para maximizar os seus impactos positivos através de um melhor planeamento e de processos aprimorados. O seu modelo de gestão tem como base os modelos já mundialmente conhecidos e reconhecidos da ISO 9001 e ISO 14001.

Esta norma tem um foco especial na identificação das partes interessadas, que são relevantes para o sistema de gestão e dos seus requisitos, ou seja, suas necessidades e expectativas, se estabelecidas, implícitas ou obrigatórias. A identificação das partes interessadas deve, quando aplicável, abranger o seguinte: o organizador de evento, o proprietário do evento, a força de trabalho, a cadeia produtiva, os participantes, o público do evento, os órgãos reguladores e a comunidade envolvente.

Os principais benefícios da implementação e posterior certificação de um sistema de gestão de acordo com a ISO 20121 são:

• Uma percepção clara da direção tomada por parte das partes interessadas relevantes através do desenvolvimento e partilha da política de sustentabilidade;
  • Confiança que nenhum assunto foi deixado de fora através da metodologia de identificação e avaliação de aspetos;
  • Redução das reclamações resultando da metodologia de envolvimento das partes interessadas que garante que os assuntos relevantes são identificados e tomados em consideração;
  • Redução do risco de danos na reputação através de uma melhor gestão de fornecedores;
  • Redução de custos operacionais, de custos de gestão de resíduos e de emissões carbónicas e aumento da eficiência no uso de recursos na cadeia de valor resultante do envolvimento com os fornecedores;
  • Aumento da eficiência de processos através do mapeamento de processos;
  • Aumento da eficiência e produtividade através da disseminação de melhores práticas aos colaboradores;
  • Melhores decisões de investimento proporcionadas pelo aumento de informação robusta;
  • Aumento da capacidade de detetar, corrigir e prevenir tendências negativas;
  • Diminuição de custos com contratação e treino de pessoal através da rotação de colaboradores devido ao reconhecimento, por parte dos colaboradores, que a organização encara as suas responsabilidades de forma séria;
  • Aumento da satisfação do cliente traduzindo-se numa maior capacidade de repetibilidade do negócio associados com a redução de custos com marketing para angariação de novos clientes.

A APCER empenha-se em prestar serviços de valor acrescentado, contribuindo para a melhoria dos processos e desempenho das organizações, tornando-as mais sustentáveis, produtivas e competitivas.

André Ramos,
Gestor de Produto