09 Fev. 2023

Testemunho Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF, IP) - Moçambique | Certificação Qualidade

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças, é um Instituto Público, abreviadamente designado por CEDSIF, IP, que presta serviços de modernização de processos e de sistemas de informação de Gestão de Finanças Públicas a todos os órgãos e instituições do Estado, incluindo as autarquias locais, e aos órgãos de governação descentralizada, bem como modernização de processos, gestão das Tecnologias de Informação e provimento das respetivas soluções em áreas complementares à Gestão de Finanças Públicas e em outros domínios de negócio para a rentabilização da sua capacidade institucional.

Um dos princípios do CEDSIF para o alcance de resultados que vão de encontro com as expectativas dos seus clientes, nos produtos que desenvolve e nos serviços que presta, com cada vez mais qualidade, é a adopção da qualidade como cultura organizacional bem como a segurança de sistemas de informação como responsabilidade de todos os colaboradores do CEDSIF, IP. E, para tal, tem vindo a implementar um Sistema de Gestão de Segurança de Sistemas de Informação com base a norma ISO 27001 e um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), baseada na norma ISO 9001, desde 2011, tendo adquirido a sua primeira certificação na norma ISO 9001:2015, em 2019 no escopo de “Prestação de serviços de apoio e atendimento ao utilizador do e-SISTAFE”.

Durante o percurso, em 2016 o CEDSIF abraçou um projeto de inovação organizacional com intuito de mapear os seus processos que veio trazer uma nova abordagem holística, sistémica e orientada a serviços e processos. Destaca-se neste exercício o envolvimento de toda a organização, desde a avaliação da missão, visão e valores do CEDSIF, identificação e mapeamento de competências organizacionais, definição de objetivos, indicadores e metas para cada processo e atividade.

Na Estratégia de Melhoria Contínua do CEDSIF está patente a intenção de certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade num escopo mais alargado, com vista a prover às partes interessadas a garantia de confiança nos produtos e serviços oferecidos pelo CEDSIF, e demonstrar que os seus processos seguem padrões de qualidade internacionais. Nesse sentido, em 2021 iniciou-se o processo para a obtenção da certificação na norma ISO 9001:2015 pela APCER através da auditoria externa de concessão fase 1, e com muito orgulho e satisfação em Dezembro de 2022 o CEDSIF obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, no âmbito da "Prestação de serviços de modernização de processos, implementação de soluções tecnológicas e desenvolvimento de competências organizacionais no âmbito da gestão de Finanças Públicas e áreas complementares”.

Esta certificação é o resultado do comprometimento do Conselho de Administração do CEDSIF, IP, de todos os membros da Direcção, Gestores e Colaboradores do CEDSIF, IP. Durante este processo tivemos a oportunidade de colher experiências tanto de entidades certificadoras, instituições públicas já certificadas, bem como entidades privadas que implementam sistemas de gestão da qualidade e foi possível obter muito aprendizado, que irá permitir abraçar novos desafios.

Nercenia Mbie
Directora do Serviço de Conformidade e Gestão de Risco