19 maio 2023

Testemunho | CA Seguros distinguida com certificação ISO 22301 - Sistema de Gestão da Continuidade de Negócios

logoweb cas

Entrevista com Carlos Pereira, Diretor do Gabinete de Organização e Inovação

Na sequência da atribuição da certificação ISO 22301 – Sistema de Gestão da Continuidade de Negócios à CA Seguros, falamos com Carlos Pereira, Diretor do Gabinete de Organização e Inovação, que partilhou connosco como a CA Seguros integra este tema na sua estratégia organizacional, quais foram os principais desafios no processo de implementação deste referencial normativo e que benefícios retiram da implementação e certificação deste modelo de gestão.

APCER - Qual o propósito da implementação e certificação de um sistema de gestão da continuidade de negócio?

Carlos Pereira - Desde cedo a continuidade do negócio é uma prioridade para a CA Seguros. A nossa visão é ser a Seguradora em que confiam os Clientes e Associados do Crédito Agrícola. Para criar esta relação de confiança, é fundamental que, perante um evento disruptivo, a CA Seguros continue a dar resposta nos processos críticos, fundamentais para assegurar uma prestação de serviço com elevados padrões de qualidade.
A implementação da ISO 22301 melhora a nossa resiliência enquanto organização e confirma o nosso compromisso em proteger os Stakeholders, como Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Investidores, aumentando a sua confiança e reforçando o relacionamento.

APCER - Quais os principais desafios, benefícios, resultados práticos obtidos?

Carlos Pereira - Os principais desafios que a CA Seguros enfrentou para a certificação foram, por um lado, manter o envolvimento de todos os nossos Colaboradores e, por outro, a necessidade de manter sempre actualizada a informação e documentação da empresa. Do lado dos Colaboradores, foi desafiante sensibilizá-los e capacitá-los para lidar com situações de interrupção do negócio, consciencializando-os sobre o seu papel e responsabilidades durante a recuperação, e garantir que estivessem preparados para agir de acordo com os planos de continuidade de negócio. Do lado da documentação, desenvolvemos planos de continuidade de negócio documentados e testados e tivemos de criar de raiz uma estrutura para a documentação e repositório para que ficasse acessível a toda a empresa em qualquer momento.

Estes desafios são em prol de um bem maior: a CA Seguros fortalece a sua resiliência mediante interrupções e incidentes que possam afectar a sua actividade. Ao conseguirmos identificar eventuais riscos e cenários que possam comprometer a nossa actividade, desenvolver planos de continuidade de negócio e estabelecer processos de recuperação eficazes, conseguimos antecipar medidas de correcção e minimizar assim perdas financeiras, de reputação e legais e ficamos mais bem preparados para lidar com situações adversas.

A certificação pela ISO 22301, ao incentivar a CA Seguros a rever e organizar os processos, pode contribuir para uma melhor eficiência e produtividade, redução de custos e aplicação de melhores práticas.

Na nossa actividade a continuidade do negócio é crucial, sendo a certificação um factor diferenciador que se traduz numa vantagem competitiva.

APCER - Como o tema da continuidade de negócio está integrado na estratégia da Crédito Agrícola Seguros?

Carlos Pereira – A CA Seguros faz parte de um grupo que se diferencia pela sua relação de proximidade e confiança com os seus Clientes, por apresentar uma oferta de soluções de protecção e segurança muito completas e pela qualidade dos serviços que presta aos Segurados, seja na assistência, seja na gestão e regularização dos sinistros. Neste sentido, é importante que a empresa tenha os seus processos certificados e que o seu sistema de gestão de continuidade de negócio seja de confiança e sirva de escudo na eventualidade de algum factor se apresentar como ameaça ao negócio.

Um sistema de gestão de continuidade de negócio implementado e reconhecido permite-nos melhorar e tornar mais robusta a nossa gestão de riscos e controlo interno, objectivo estratégico da CA Seguros, salvaguardando o negócio e fortalecendo a nossa capacidade de assumir os compromissos com os tomadores de seguro, segurados, beneficiários ou terceiros lesados.

Foto Entrevista CCP

Serviços integrados, soluções completas.

Saiba mais sobre os nossos serviços de certificação, auditoria e formação.

Avaliação de Fornecedores
APCER Avaliacao de fornecedores
Compliance
APCER compliance